
A Argentina confirmou mais um caso de gripe aviária nesta quarta-feira (22). O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar (Senasa) informou sobre mais um novo registro de gripe aviária H5 em uma ave silvestre encontrada morta no povoado de Zapala, província de Neuquén. A doença também é conhecida como influenza aviária (IA).
As amostras foram retiradas de dois galeirões (Fulica armillata) que estavam mortos em Laguna Blanca, a 38 km de Zapala. Um deles testou positivo para a presença de IA, segundo informou o Laboratório Nacional do Senasa.
As amostras foram coletadas pelos agentes do Centro Regional Senasa Patagônia Norte, Martín Cavallari e Luciano Mammoni, que se dirigiram até o local após uma notificação feita por guardas florestais do Parque Nacional Laguna Blanca.
Das mais de 100 notificações recebidas pelo Senasa até o momento, existem 9 casos confirmados em aves silvestres e domésticas sendo cinco em Córdoba e as outras em Salta, Santa Fé, Jujuy e Neuquén (com um caso cada uma respectivamente).
O Senasa está trabalhando as ações sanitárias e de detecção na região onde foram feitas as descobertas, bem como em Córdoba, Jujuy, Salta e Santa Fe. Na província de Entre Ríos, junto ao governo local, reforçou o controle de fronteira, devido à ocorrência de um caso de IA no Uruguai.
A agência de saúde pediu que o setor produtivo avícola reforce as medidas de manejo, higiene e biossegurança de suas granjas. Também demandou que o órgão seja notificado imediatamente sobre quaisquer sinais clínicos nervosos, digestivos e/ou respiratórios, bem como na diminuição da produção de ovos, consumo de água ou alimentos e alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.
O Senasa manteve a recomendação que se tomem todas as medidas preventivas, incluindo o não manuseio das aves quando alguns destes sinais clínicos forem observados.
Siga a gente no Google Notíciasmenina de 11 anos morreu de gripe aviária no Camboja. os surtos da doença pelo mundo tem matado milhões de aves no último ano. nos últimos meses, tb morreram golfinhos, botos, martas, um leão, 600 leões marinhos
virando uma gripe não-tão-só-aviária https://t.co/1t4lQKxEzd
— companheiro evo jr. (@_evso) February 23, 2023