Jerimum para dar e vender

Jerimum ‘gigante’: Agricultora colhe fruto de 35 quilos em Limoeiro

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Nordeste apontou que o peso médio de um jerimum é de 3 quilos.

Jerimum 'gigante' Agricultora colhe fruto de 35 quilos em Limoeiro
(Crédito: Canva Imagens)

A agricultora de 42 anos, Vânia Barros, colheu um jerimum gigante no Sítio Olho D’água, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. Trabalhando na roça há mais de 25 anos, Vânia contou ao g1 que se surpreendeu quando foi pesar o jerimum e constatou que ele tinha 35,16 quilos. 

Publicidade

“O normal de um jerimum é quatro, cinco, até 12 quilos. Aqui em Limoeiro, a gente não sabe de nenhum outro caso de um jerimum maior que esse”, relatou nesta segunda (22).

Também chamado de abóbora, o fruto foi plantado pela primeira vez em meio a uma safra de milho que a agricultora trabalha há 11 anos, no terreno do Sítio Olho D’água. 

Publicidade

“É o primeiro ano que a gente planta um roçado grande. Então, a gente pagou para uma senhora, também agricultora, plantar. E ela tinha essa semente de jerimum que ela mesma não sabia que era desse tamanho. Sábado a gente foi lá e se surpreendeu com o tamanho dele”, contou.

Vânia pretende na próxima safra de milho, com esperança de conseguir mais exemplares do mesmo tamanho, plantar as sementes do jerimum gigante. Sobre o destino do fruto, a agricultora declarou: “Se achar quem compre, a gente vai vender. Se não, a gente vai cortar e dividir aqui com a senhora que plantou e com alguns familiares”.

De acordo com o site do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), o quilo do jerimum é avaliado em aproximadamente R$ 3,50. O preço do jerimum gigante, assim, seria de, pelo menos, R$ 122.

Publicidade

Procurado pelo g1, o departamento técnico do Ceasa disse que o tamanho do jerimum varia de acordo com o trato, como solo, adubação e chuva, mas que, ainda assim, 35 quilos é um peso que não se costuma ver.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Nordeste apontou que o peso médio de um jerimum é de 3 quilos.

Publicidade