crise hídrica

Ministério da Agricultura participa do Diálogo Internacional sobre Água

As novas tecnologias devem fortalecer e transformar os sistemas agroalimentares e o uso da água

Representantes do Mapa participaram dos “Diálogos Regionais sobre Água”, evento que reuniu gestores públicos de países latino-americanos.
Evento internacional que discute soluções para o uso da água nos países da América Latina e do Caribe – Crédito: Ministério da Agricultura e Pecuária

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram dos “Diálogos Regionais sobre Água 2024”, evento que reuniu gestores públicos dos países latino-americanos e representantes de organismos internacionais para conhecer iniciativas que contribuam com a crise hídrica nos países da América Latina e do Caribe. Em sua sexta edição, a atividade aconteceu de 11 a 13 de março, em San Jose, na Costa Rica.

Publicidade

O encontro visa promover o emprego de inovações e mobilizar a cooperação e o financiamento para enfrentar a crise hídrica, de maneira a melhorar as capacidades e condições dos países para realizar uma gestão ordenada, sustentável, competitiva e inclusiva dos recursos hídricos, alinhada com os desafios agrícolas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nº 6 (ODS 6) na região.

O evento abre espaço para apresentação das ações e programas desenvolvidos pelos países da América Latina e do Caribe para o enfrentamento do problema do acesso e de escassez de água. Um dos objetivos desses Diálogos é criar uma mensagem regional e unificada para ser aprestada no próximo Fórum Mundial da Água, que acontecerá entre 18 e 25 de maio, em Bali, na Indonésia. Este será o maior evento global sobre água, que este ano acontecerá sob o lema “Água para Prosperidade Compartilhada”.

Em sua participação, a secretária de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Mapa, Renata Miranda, ressaltou a importância desse intercâmbio de experiência para que os países possam encontrar as melhores soluções que venham garantir não só a segurança alimentar, mais também a segurança hídrica e a segurança climática. “Vivemos um momento extremamente crítico e somente a cooperação é capaz de acelerar a transformação tecnológica necessária para enfrentarmos as crises climáticas que tanto impactam a agricultura”, lembrou.

Na opinião do diretor-geral do IICA, Manuel Otero, é fundamental que as novas tecnologias visem o fortalecimento e a transformação dos sistemas agroalimentares e o uso da água, admitindo que a eficiência do uso na América Latina e no Caribe é baixa e que deve ser corrigida, urgentemente, por meio da colaboração público-privada.

Publicidade

Otero coordenou, na segunda-feira (11), o painel sobre o tema do qual fizeram parte: o ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Víctor Carvajal Porras; a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, Renata Miranda; a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária de Honduras, Laura Suazo; o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico Rural da Guatemala, Nick Kenner Estrada; a diretora Regional da Divisão para América Latina e Caribe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Rossana Polastri; entre outras autoridades.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.