EMBRAPA

“Passamos de 80 milhões de grãos para mais de 300 milhões em 20 anos, graças à Embrapa”, diz ministro

O novo ministro Carlos Fávaro afirmou que irá fortalecer ainda mais a empresa durange sua gestão à frente do Mapa.

“Passamos de 80 milhões de grãos para mais de 300 milhões em 20 anos, graças à Embrapa”, diz ministro
O ministro Carlos Fávaro, a esposa Claudinéia Fávaro e o ministro Gilmar Mendes (à dir.). (Crédito: Divulgação)

De 80 milhões em 2002 para mais de 300 milhões de toneladas de grãos produzidos no Brasil em 2022. Este número, segundo Carlos Fávaro, se deve, em boa parte, à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Publicidade

Carlos Fávaro, novo ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), afirmou, em sua cerimônia de posse, que graças à ciência desenvolvida pela Embrapa ao longo dos seus quase 50 anos de existência, é possível dobrar a área plantada no Brasil nos próximos 20 anos sem ter que derrubar uma árvore sequer.

O ministro enfatizou ainda que a empresa é a principal responsável pela posição de destaque que o Brasil alcança entre os mais importantes players do agronegócio mundial. “Passamos de 80 milhões de grãos, em 2002, para cerca de 300 milhões em 2022. Por isso, é perfeitamente possível pensar em dobrar essa produção nos próximos 20 anos, de forma sustentável”, complementou.

Minstro do STF na cerimônia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que esteve presente ao evento de posse no último 2, além de senadores, deputados, autoridades diplomáticas, prefeitos e muitas lideranças do setor do agro brasileiro, definiu como simbólica a realização da cerimônia na sede da empresa, “que é a maior responsável pelo alto nível tecnológico da agricultura brasileira”.

Segundo Mendes, a importância do agronegócio para a economia brasileira é incontestável, mas ao mesmo tempo, ele pontuou que é fundamental o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social e a Embrapa tem papel determinante nesse sentido.

Publicidade

“Não é aceitável que o maior produtor de grãos do mundo tenha pessoas em situação de fome. É preciso alinhar a responsabilidade fiscal à social”, reiterou, destacando que para isso é fundamental que haja maior integração entre os ministérios para acabar com a insegurança alimentar do povo brasileiro.

A Embrapa foi criada pelo Mapa, em 1973, para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical.

Para a execução dessa tarefa, a  empresa está em permanente diálogo com produtores, organizações científicas e lideranças do Estado e da sociedade civil.

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.