MODOS DE CULTIVO

Saiba mais sobre 7 diferentes sistemas agrícolas

A escolha do modelo mais adequado à realidade de cada produtor é importante para se obter melhores resultados.

Saiba mais sobre 7 diferentes sistemas agrícolas
A agricultura familiar é um dos sistemas agrícolas mais comuns no Brasil (Crédito: Canva Fotos)

Os processos de cultivo nos sistemas agrícolas se diferem pelas condições naturais de cada região, bem como se relacionam com os objetivos dos produtores e consumidores finais.

Publicidade

São sete os sistemas agrícolas mais comuns: agricultura orgânica; agricultura biológica; agricultura familiar ou de subsistência; agricultura comercial ou moderna; agricultura regenerativa; agricultura sintrópica; e agricultura biodinâmica.

Confira abaixo as principais características de cada um deles:

1- AGRICULTURA ORGÂNICA:  é o processo de produção que não utiliza agrotóxicos e que tem por objetivo a promoção, restauração e manutenção da biodiversidade. Além do uso de fertilizantes e adubação naturais, a agricultura orgânica também tem como um dos seus pilares a sustentabilidade, ou seja, o uso racional de recursos e técnicas adaptáveis à realidade local.

O modelo privilegia a saúde ao levar ao mercado um produto de alta qualidade e valor nutritivo, sem provocar o esgotamento do meio ambiente.

Publicidade

2- AGRICULTURA BIOLÓGICA: esse sistema tem como fundamento o uso de boas práticas na exploração da atividade. É um método que promove a saúde do ecossistema de maneira holística. A agricultura biológica visa otimizar não apenas o ambiente da propriedade, mas também o bem-estar dos seres humanos e animais.

Suas estratégias são elaboradas de acordo com as características regionais da propriedade, dando preferência a metodologias biológicas e naturais em detrimento dos materiais sintéticos. O controle da lavoura é feito com técnicas naturais que reduzem a incidência de doenças e aumentam seu desempenho.

3- AGRICULTURA FAMILIAR OU DE SUBSISTÊNCIA: sistema desenvolvido por famílias, em pequenas propriedades rurais, cuja produção é destinada à sua própria subsistência. Representa quase 77% dos estabelecimentos rurais no Brasil, segundo o Censo Agropecuário de 2017-18 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Publicidade

O modelo é manual, com pouca ou nenhuma intervenção de máquinas. Não há investimentos em insumos especiais. O foco da produção de alimentos é garantir a sobrevivência do agricultor e da família, bem como da comunidade em que ele está inserido.

4- AGRICULTURA COMERCIAL OU MODERNA: sistema de plantio que tem a tecnologia como ponto central de suas ações. Utiliza os recursos mais eficientes disponíveis no mercado — máquinas, matéria-prima, sementes, fertilizantes. O objetivo é alcançar a máxima produtividade. O modelo se caracteriza por desenvolver a monocultura em grandes propriedades e conta com pouca presença da mão de obra humana.

5- AGRICULTURA REGENERATIVA: é fundamentada no conceito de produzir e também em recuperar os solos. É um sistema que visa manter o equilíbrio de toda a produção alimentar, promovendo a regeneração do ambiente. Assim, para que esse sistema seja aplicado, é importante levar em consideração os aspectos econômicos, sociais, éticos e ecológicos das comunidades rurais e dos consumidores de um modo geral.

Publicidade

6- AGRICULTURA SINTRÓPICA: é calcada no cultivo agroflorestal. Tem como propósito conciliar o cultivo agrícola com as estruturas de mata nativa. Esse método explora a terra sem que seja necessário realizar desmatamento ou ainda a expulsão da fauna. O modelo busca o equilíbrio do meio ambiente e a garantia de melhores condições do solo.

7- AGRICULTURA BIODINÂMICA: esse tipo enxerga a propriedade como um organismo vivo. Dessa forma, suas atividades são planejadas e desenvolvidas de maneira que não comprometam o ambiente. Há um cuidado com os elementos internos e externos da área explorada.

Essa metodologia não utiliza adubos químicos, sementes transgênicas e herbicidas. Considera, por exemplo, a posição da lua para o plantio. Mais uma vez, o que está em questão é a sustentabilidade, produzir sem degradar. E isso agrega valor aos produtos finais.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.