aliado dos produtores

Sistemas de monitoramento reduzem perdas no campo

Setor agropecuário vem apostando cada vez mais em soluções que auxiliam no monitoramento inteligente e automatizado

sistema-monitoramento
(Crédito: Divulgação)

Os números do agronegócio voltaram a crescer em 2023, depois de um ano com aumento de problemas climáticos e instabilidade geopolítica, guerra na Ucrânia. Dessa forma, com o aumento da demanda, produtores rurais buscam maior eficiência operacional e segurança das propriedades rurais por meio de novas tecnologias, como sistemas de monitoramento.

Publicidade

Para isso, as empresas do setor vêm apostando cada vez mais em soluções que auxiliam no monitoramento inteligente e automatizado. Diante deste cenário de oportunidades, empresas vem revelando ao mercado uma gama completa de produtos desenvolvidos com inteligência artificial que podem fazer a diferença no desempenho e na segurança da operação.

tablet
( Sistema de videomonitoramento também pode ser usado para o gerenciamento de forma remota da propriedade rural – Crédito: Divulgação)

Segundo Mauro de Lucca, diretor de negócios da WeSafer, o segmento do agronegócio tem enfrentado diversos desafios, como roubos, invasões, problemas de gestão e riscos ambientais. Lucca explica que já existem dispositivos para reduzir essas perdas no campo.

“Um sistema de videomonitoramento inteligente, que combina câmeras de alta resolução com tecnologia avançada de análise de vídeo, permite a detecção e identificação de atividades suspeitas em tempo real, como invasões, movimentações anormais e ações que possam comprometer a segurança das lavouras ou até mesmo dos rebanhos. Além disso, uma outra preocupação dos agricultores são os furtos de componentes químicos, furto de animais, máquinas, peças, entre outras perdas que impactam negativamente”.

Com a estrutura do sistema de monitoramento, o produtor rural pode usar o software para o gerenciamento de forma remota, a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador com acesso à internet. O recurso proporciona flexibilidade e conveniência aos usuários, permitindo que tomem decisões rápidas e eficientes, mesmo quando ausentes das propriedades.

Publicidade

“Com essa plataforma, é possível estabelecer conexões entre os proprietários locais e compartilhar relatórios sobre eventos que ocorrem na região, abrangendo questões como incêndios, assaltos, furtos de equipamentos, problemas de saúde, sequestros, entre outros”, finaliza o diretor de negócios Mauro de Lucca.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.