MULHERES NO AGRO

Sonia Bonato: “aprendi a ser produtora rural começando do zero”

Nesta entrevista exclusiva, Sonia Bonato conta sua trajetória de aprendizado e ensina o caminho para que outras mulheres não enfrentem as mesmas dificuldades. “É preciso que todas se ajudem”, afirma

Sonia Bonato em entrevista exclusiva à Perfil Agro Mulheres
(Crédito: Divulgação)
Ela é produtora de soja, milho e pecuarista e diretora da Associação dos Produtores de Soja, Milho e outros grãos agrícolas do estado de Goiás (Aprosoja/GO). Tem uma trajetória de batalhas e aprendizado no agronegócio.
Quando o marido herdou uma fazenda, Sonia Bonato conta que ‘teve que aprender tudo do zero’. Primeiro, ia aos encontros de produtores rurais com ele. Depois, assumiu os negócios da fazenda – que ela chama de ‘empresa’. Sonia foi a primeira mulher a integrar comissões no Sindicato Rural de Ipameri (GO) e uma das primeiras a assumir uma diretoria dentro da Aprosoja (GO).
Nesta entrevista exclusiva, ela fala dos desafios do setor e das barreiras que precisou derrubar como mulher em um meio tipicamente masculino. Sonia fala ainda do 7º Congresso Nacional de Mulheres do Agro, que começou tímido, com apenas 700 mulheres, em 2016. “Neste ano, são mais de 2.500 mulheres de todo o país reunidas para dividir experiências e aprendizados”, conta.
Ela é embaixadora da Região Centro-Oeste e fala da alegria do encontro presencial, depois de 2 anos de pandemia. “Como sou embaixadora, as mulheres me procuram. Então tem mulher do Sul, do Norte, do Nordeste, somos 5 embaixadoras (…) Já somos muito amigas e a gente se uniu para que estas mulheres conhecessem o Congresso“, conta.
Confira a entrevista completa!

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.