Revolução Constitucionalista

9 de julho é feriado nacional? Entenda origem da data

Dia da Revolução Constitucionalista é uma referência às lutas armadas das quais o estado de São Paulo participou em 1932

feriado
Marque no Calendário: Próximo Feriado Nacional será nesses dias aqui! Créditos: Reprodução/Canva

2024 não é um ano com muito feriado. Entretanto, para os habitantes do estado de São Paulo, a próxima terça-feira, dia nove de julho, promete ser um dia de bastante descanso.

Publicidade

Isso porque é a data de comemoração da Revolução Constitucionalista, considerado feriado estadual em SP. O feriado acontece desde 1997, quando o deputado estadual Guilherme Gianetti teve o Projeto de Lei nº 710/1995 aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Qual a origem?

Revolução Constitucionalista é o nome do movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP), apoiada pelo Partido Democrático (PD) contra o presidente Getúlio Vargas. Os ativistas eram contra o governo provisório, e lutavam em prol do estabelecimento de uma Constituição.

A escolha do dia 9 de julho é uma referência ao início dos motins armados, que aconteceram em São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Tropas paulistas foram à luta lideradas pelo general Isidoro Dias Lopes. Os revolucionários organizaram uma intensa campanha publicitária pedindo apoio da população para que o conflito obtivesse sucesso.

Anteriormente, porém, as discordâncias já haviam ocasionado outras manifestações e mortes. No dia 23 de maio de 1932, a repressão policial provocou a morte de quatro estudantes de direito: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Seus nomes geraram o acrônimo MMDC.

Publicidade

No caso do estado de São Paulo, o conflito contra o governo Vargas durou cerca de três meses. A revolução chegou ao fim no dia 2 de outubro do mesmo ano, quando o governador estadual Pedro de Toledo foi deposto. Quem entrou no seu lugar foi o coronel Herculano de Carvalho, que havia sido comandante geral da política paulistana.

Dia 9 de julho é feriado nacional?

Não. O feriado de 9 de julho é comemorado apenas no estado de São Paulo, de acordo com a legislação vigente. Além disso, é considerado oficialmente um feriado, sem possibilidade de ponto facultativo.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.