apoio

Partido Democrata descarta possibilidade de substituir Joe Biden nas eleições

Nos dias seguintes ao debate, os democratas enfrentaram apelos para escolher um candidato presidencial mais jovem para o pleito de 5 de novembro.

Debate Biden x Trump: desempenho do atual presidente preocupa democratas
Debate histórico entre Donald Trump e Joe Biden – Crédito: Andrew Harnik/Getty Images

Os principais líderes democratas descartaram no domingo a possibilidade de substituir o presidente Joe Biden como candidato do partido, apesar de seu desempenho fraco no recente debate contra Donald Trump. Em vez disso, pediram aos membros do partido que se concentrem nas consequências de uma segunda presidência de Trump.

Publicidade

Nos dias seguintes ao debate, os democratas enfrentaram apelos para escolher um candidato presidencial mais jovem para a eleição de 5 de novembro. No entanto, a liderança do partido rejeitou firmemente essas sugestões.

No domingo, Biden, de 81 anos, estava reunido com membros da família no retiro presidencial de Camp David. Segundo o New York Times, pessoas próximas à situação relataram que a família de Biden o incentivou a continuar na corrida e lutar. Alguns membros da família expressaram frustração com a preparação da equipe de Biden para o debate.

Os pedidos para que Biden desistisse da corrida intensificaram-se desde quinta-feira, e uma pesquisa pós-debate da CBS mostrou um aumento de dez pontos na porcentagem de democratas que acreditam que Biden não deveria concorrer, subindo de 36% em fevereiro para 46%.

“A triste verdade é que Biden deveria se retirar da corrida, para o bem da nação que ele serviu tão admiravelmente por meio século”, escreveu o Atlanta Journal-Constitution em um editorial no domingo. “A sombra da aposentadoria é agora necessária para o presidente Biden”.

Publicidade

Autoridades democratas apoiam Joe Biden

Os líderes democratas, no entanto, foram categóricos em sua resposta. “Absolutamente não”, declarou o senador Raphael Warnock, da Georgia, visto como um possível substituto de Biden. “Debates ruins acontecem”, disse ele ao programa Meet the Press da NBC. “A questão é: ‘Para quem Donald Trump já apareceu além de si mesmo e pessoas como ele?’ Eu estou com Joe Biden, e é nossa missão garantir que ele cruze a linha de chegada em novembro”.

Publicidade

O líder democrata da Câmara dos Deputados, Hakeem Jeffries, que pode se tornar presidente da Câmara se seu partido conseguir controlar a Câmara em novembro, reconheceu que Biden sofreu um revés, mas que isso foi “nada mais do que uma preparação para um retorno”. “Então, o momento em que estamos agora é um momento de retorno”, afirmou ele à MSNBC.

O senador Chris Coons, de Delaware, um dos principais aliados de Biden, disse ao programa This Week da ABC que Biden precisava permanecer na corrida para garantir a derrota de Trump. “Acho que ele é o único democrata que pode vencer Donald Trump”, disse Coons.

Com os líderes democratas se unindo em torno de Biden, a decisão final sobre sua candidatura à reeleição caberá ao próprio presidente. No entanto, alguns democratas ainda mantêm aberta a possibilidade de escolher um candidato presidencial diferente.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.