
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira (3) que não está pensando em desistir da disputa eleitoral. O candidato concorre contra o republicano Donald Trump, e gerou dúvidas em seus apoiadores após sua performance no último debate presidencial. “Eu estou concorrendo. Eu sou o líder do Partido Democrata. Ninguém vai me forçar a sair”, disse Biden, de acordo com um assessor.
A Associated Press reportou que a fala ocorreu em uma aparição surpresa durante chamada virtual do Comitê Nacional Democrata nesta tarde. Fontes disseram que a conversa teve tom de união. Segundo o “The New York Times”, Biden afirmou estar na corrida até o fim e foi defendido pela sua vice-presidente, Kamala Harris. “Não vamos recuar. Seguiremos a liderança do nosso presidente. Vamos lutar e vamos vencer“, ela.
As fontes ouvidas pelo The New York Times afirmam que Biden continua empenhado na reeleição, mas sabe que pode ser difícil se recuperar após o debate. Na tarde desta quarta, o presidente realizou uma reunião com vários deputados e governadores democratas sobre sua candidatura.
Biden no debate
O presidente dos EUA atribuiu sua performance debilitada no debate ao jet lag, ou seja, a diferença de fuso horário que afeta o funcionamento do corpo. Ele havia feito uma viagem para a França e a Itália poucos dias antes do evento.
“Decidi viajar pelo mundo algumas vezes, passando por cerca de cem fusos horários antes do debate”, disse. “Não dei ouvidos à minha equipe e voltei e quase adormeci no palco. Isso não é desculpa, mas é uma explicação”.