eleições 2024

Joe Biden diz que seguirá na disputa eleitoral

Performance do presidente gerou incerteza nos seus apoiadores; Partido Democrata se reuniu na tarde desta quarta-feira (3)

biden
Apesar de dúvidas de apoiadores, Joe Biden afirma que continuará na disputa eleitoral nos EUA – Créditos: Getty

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira (3) que não está pensando em desistir da disputa eleitoral. O candidato concorre contra o republicano Donald Trump, e gerou dúvidas em seus apoiadores após sua performance no último debate presidencial. “Eu estou concorrendo. Eu sou o líder do Partido Democrata. Ninguém vai me forçar a sair”, disse Biden, de acordo com um assessor.

Publicidade

A Associated Press reportou que a fala ocorreu em uma aparição surpresa durante chamada virtual do Comitê Nacional Democrata nesta tarde. Fontes disseram que a conversa teve tom de união. Segundo o “The New York Times”, Biden afirmou estar na corrida até o fim e foi defendido pela sua vice-presidente, Kamala Harris. “Não vamos recuar. Seguiremos a liderança do nosso presidente. Vamos lutar e vamos vencer“, ela.

Além disso, a própria Casa Branca afirmou que o presidente não pensa em desistir. A porta-voz do governo, Karine Jean-Pierre, foi questionada pela imprensa se Biden cogitava abandonar a corrida eleitoral, e respondeu que “absolutamente não”.
Ainda de acordo com o The New York Times, alguns aliados tem dúvidas sobre a disposição do democrata. Esta foi a primeira vez que fontes próximas a ele revelaram suas incertezas sobre a candidatura.
Alguns membros do Partido Democrata acreditam que a sigla deve substituir Biden por outro nome. Nos EUA, o próprio candidato precisa se retirar da corrida. Entretanto, a fala de Biden chega como uma resposta às dúvidas daqueles ao seu redor.

As fontes ouvidas pelo  The New York Times afirmam que Biden continua empenhado na reeleição, mas sabe que pode ser difícil se recuperar após o debate. Na tarde desta quarta, o presidente realizou uma reunião com vários deputados e governadores democratas sobre sua candidatura.

Biden no debate

O presidente dos EUA atribuiu sua performance debilitada no debate ao jet lag, ou seja, a diferença de fuso horário que afeta o funcionamento do corpo. Ele havia feito uma viagem para a França e a Itália poucos dias antes do evento.

“Decidi viajar pelo mundo algumas vezes, passando por cerca de cem fusos horários antes do debate”, disse. “Não dei ouvidos à minha equipe e voltei e quase adormeci no palco. Isso não é desculpa, mas é uma explicação”.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.