reeleição

Biden tem dúvidas sobre manter ou não candidatura, diz jornal

Pela primeira vez, fontes próximas ao presidente dos EUA relataram questionamentos por parte do candidato, segundo reportagem do “The New York Times”

Segundo fontes próximas a Biden, ouvidas pelo jornal, persistem dúvidas sobre a viabilidade de sua candidatura após o debate eleitoral.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden – Crédito: Getty Images

Após um difícil primeiro debate eleitoral contra Donald Trump, candidato pelo Partido Republicano, o jornal norte-americano “The New York Times”, afirmou nesta quarta-feira (3) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a aliados políticos que tem dúvidas se deve continuar a disputar a reeleição como candidato democrata.

Publicidade

Segundo fontes próximas ao presidente, ouvidas pelo jornal, persistem dúvidas sobre a viabilidade de sua candidatura após o debate que ocorreu na semana passada, em que Biden disse que quase adormeceu durante o enfrentamento. Esta é a primeira vez que fontes próximas ao candidato democrata revelam dúvidas por parte de Joe Biden sobre seguir ou não com sua candidatura.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Joe Biden (@joebiden)

Publicidade

Qual foi o desempenhos de Joe Biden no recente debate eleitoral?

Joe Biden, que tem 81 anos, enfrentou um momento delicado durante o debate com Trump. A sua performance, marcada por hesitações e um evidente cansaço, levou muitos analistas a questionar sua capacidade de conduzir uma campanha eficaz contra Trump, que mostrou mais assertividade e calma, apesar de ter feito declarações controversas ao longo do debate.

Democratas consideram substituto para o presidente?

Após o fracasso percebido no debate, lideranças democratas começaram a ponderar internamente sobre a possibilidade de substituir Biden. Segundo outra reportagem, da agência de notícias Bloomberg, também publicada nesta quarta-feira, uma carta conjunta de deputados democratas está sendo preparada, a qual solicitaria formalmente que Biden reconsiderasse sua candidatura, visando preservar as chances do partido nas eleições que se aproximam.

Publicidade

Em meio a essas discussões, uma pesquisa realizada com 1.070 pessoas em todo os EUA nos dois dias após o debate, destacou que Michelle Obama seria a única entre os democratas capaz de vencer Donald Trump numa disputa direta.

Possível impacto do jet lag na performance de Biden

Biden, após realizar duas viagens internacionais – uma para a França e outra para a Itália – pouco antes do debate, atribuiu parte de seu desempenho ao jet lag, um problema comum entre viajantes que cruzam múltiplos fusos horários. Ele admitiu que ignorou os conselhos de sua equipe, o que possivelmente prejudicou sua concentração e energia durante o debate com Trump.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.