
O recém-eleito primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou, nesta sexta-feira (5), que pretende restaurar a confiança da população no governo britânico. Em pronunciamento em frente ao seu novo escritório e residência, o líder trabalhista declarou que “a falta de confiança só pode ser curada com ações, não palavras. E eu sei disso”.
“Tenha você votado no Partido Trabalhista ou não, especialmente para aqueles que não votaram, digo diretamente, meu governo vai lhe servir. A política pode fazer o bem e vamos mostrar isso”, concluiu.
Starmer também classificou os últimos 14 anos da política britânica, dominados pela atuação conservadora, como escandalosos e caóticos, e destacou a habilidade do povo do Reino Unido de navegar em meio ao tumulto para “águas mais calmas”.
My government will serve you.
Politics can be a force for good.
The work of change begins today. pic.twitter.com/b5R3VWVUrI
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) July 5, 2024
Como foram as eleições do Reino Unido?
Em um resultado histórico, a ala trabalhista assegurou 410 assentos no parlamento britânico, representando, assim, a grande maioria dos 650 disponíveis. A vitória vem logo após a derrota histórica do partido nas últimas eleições, em 2019, quando a ala teve o menor número de parlamentares em 80 anos.
Com o resultado, o primeiro-ministro Rishi Sunak, anunciou sua resignação do cargo. “Gostaria de começar me desculpando ao país”, disse em frente ao seu escritório. “Dei tudo de mim para este trabalho, mas vocês mandaram um sinal claro que o governo do Reino Unido precisa mudar, e o seu julgamento é o que importa. Eu ouvi sua taiva, sua decepção e assumo responsabilidade por essa derrota”, concluiu.