O Partido Trabalhista obteve uma votação histórica nas eleições gerais desta quinta-feira (4) no Reino Unido. Para conquistar a maioria no Parlamento britânico, eram necessários 326 assentos dos 650 disponíveis para vencer o pleito.
Até a última atualização dos números, os Trabalhistas tinham 412 assentos, contra 121 dos Conservadores, segundo o jornal londrino The Guardian. O partido Conservador teve a pior votação em seus quase 200 anos de existência.
O partido que vence indica o próximo primeiro-ministro (premiê) do Reino Unido. O líder da centro-esquerda é o político trabalhista Keir Starmer.
Quem é Keir Starmer, maior liderança trabalhista?
Keir Starmer nasceu em 2 de setembro de 1962. Ele é natural da cidade de Oxted, de 12 mil habitantes, na Inglaterra. O pai do provável primeiro-ministro trabalhava como ferramenteiro em uma fábrica e sua mãe era enfermeira do NHS, o sistema público de saúde britânico.
Em 1980, aos 18 anos, Starmer ingressou na Universidade de Leeds para estudar Direito, tornando-se o primeiro da família a ter ensino superior e se formou em 1987.
Durante a sua carreira, representou pessoas condenadas à morte como advogado de direitos humanos. Starmer recebeu o título de cavaleiro em 2014 por seus serviços prestados à Justiça criminal. Em 2015, foi eleito pela primeira vez para o Parlamento, aos 52 anos.
O líder trabalhista trabalhou na criação do Conselho de Polícia da Irlanda do Norte após o acordo da Sexta-Feira Santa — que deu fim a conflitos sangrentos pró-independência. Ele passou cinco anos como consultor jurídico do órgão.
Keir Starmer foi eleito líder do Partido Trabalhista do Reino Unido em 2020. À época, prometeu adotar políticas destinadas a melhorar a igualdade social, incluindo um aumento da alíquota máxima de imposto e um impulso aos serviços sociais.
We said we will stop the chaos. And we will.
We said we will turn the page. And we have.
The work of change begins today. pic.twitter.com/nROZuPdxNj
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) July 5, 2024