OPOSIÇÃO É FAVORITA

Reino Unido vai às urnas hoje (4); Partido Conservador deve perder a maioria

As últimas pesquisas apontam que o atual primeiro-ministro Rishi Sunak não conseguirá se manter no cargo; Keir Starmer, líder do partido Trabalhista, é o favorito para ser o novo chefe de governo

Reino Unido vai às urnas hoje (4); Partido Conservador deve perder a maioria
Os trabalhistas de Keir Starmer são favoritos; o primeiro-ministro Rishi Sunak, dos conservadores, pode perder o cargo – Crédito: UK Pool

O Reino Unido vai às urnas nesta quinta-feira (4) em uma votação para eleger um novo parlamento e governo nas eleições gerais. Grã-Bretanha, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte formam o que se chama de Reino Unido.

Publicidade

As últimas pesquisas apontam que o atual primeiro-ministro Rishi Sunak, do Partido Conservador, deve perder a maioria no Parlamento. Se os números se confirmaram, os conservadores serão apeados do poder na Downing Street, nº 10, e, assim, encerrarão um período de 14 anos no comando do país.

A eleição é um referendo sobre o conturbado governo dos Conservadores, que estão no comando do Reino Unido desde 2010 e passaram por uma crise financeira global, o Brexit e a pandemia de Covid-19.

Trabalhistas favoritos no Reino Unido

Se a oposição, no caso os Trabalhistas, lograrem conquistar 419 assentos ou mais, será o maior número de assentos já conquistados por um único partido, acima, inclusive, da vitória esmagadora de Tony Blair em 1997.

A votação antecipada desta quarta-feira (4) foi convocada por Sunak. O atual primeiro-ministro era obrigado a divulgar uma eleição até janeiro de 2025, mas a decisão de quando realizar cabia somente a ele.

Publicidade

O pleito, contudo, provavelmente instaurará um governo de centro-esquerda liderado pelo ex-advogado, Keir Starmer, do partido Trabalhista.

O parlamento do Reino Unido é composto por 650 cadeiras, que representam o mesmo número de distritos eleitorais em que o país é dividido. Para um partido conquistar a maioria, portanto, é necessário obter 326 assentos.

Depois de uma campanha de semanas, as urnas serão abertas às 7h, no horário de Londres, desta quinta-feira (3h, horário de Brasília), e estarão abertas até às 22h.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.