Rishi Sunak, ex-chanceler do Tesouro britânico, será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, após a renúncia de Liz Truss, que teve o mandato mais breve da história. A nomeação aconteceu nesta segunda-feira (24).
A principal adversária de Sunak, Penny Mordaunt, retirou sua candidatura pela liderança do Partido Conservador. “Como resultado, agora escolhemos nosso próximo primeiro-ministro. Esta decisão é histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento do nosso partido. Rishi tem todo o meu apoio”, disse Mordaunt.
Antes de assumir de fato como primeiro-ministro, Sunak ainda deverá se encontrar com o monarca britânico Charles III. De acordo com a PA Media, ele assumirá o governo com apoio de mais da metade dos legisladores conservadores.
Sunak será a primeira pessoa não branca a liderar do Reino Unido. Além disso, também a pessoa mais jovem a assumir o cargo, com 42 anos. Os pais de Rishi Sunak são imigrantes da África Oriental e chegaram no Reino Unido na década de 1960. O político possui experiência no combate à crise econômica, mas já enfrentou críticas por ser elitista.
O ex-chanceler do Tesouro britânico, Rishi Sunak, será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. O analista sênior de Internacional da CNN, Américo Martins, e o editor de internacional Diego Pavão falam sobre a escolha do novo premiê britânico #CNNNovoDia pic.twitter.com/CfQB1xuNZs
— CNN Brasil (@CNNBrasil) October 24, 2022