Bolsa Família em Risco? Veja Como Verificar a sua Situação no Programa!

A tecnologia facilita cada vez mais o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família. Através de um aplicativo específico, beneficiários podem consultar e gerenciar pagamentos de forma simples e direta.

Bolsa Familia Junho: Comunicado Para TODOS Os NIS 0 a 9
Bolsa Família: Consulte o seu benefício e veja se ainda segue no programa! Créditos: Shutterstock

A tecnologia facilita cada vez mais o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família. Através de um aplicativo específico, beneficiários podem consultar e gerenciar pagamentos de forma simples e direta. Se você ainda não sabe como fazer isso, explicaremos tudo neste artigo!

Publicidade

Para começar, o primeiro passo é instalar o aplicativo oficial do Bolsa Família no seu smartphone. Este está disponível gratuitamente nas lojas de apps. Após a instalação, você será capaz de acessar todas as informações necessárias por meio da opção “Consulta”.

Como realizar a consulta dos benefícios?

O acesso ao sistema pode ser feito de duas maneiras: utilizando o número do CPF ou por meio de uma senha exclusiva criada para o aplicativo. É importante ressaltar que a senha de acesso ao app é a mesma dos sistemas do FGTS e da Carteira de Trabalho Digital.

Como cadastrar-se no aplicativo?

Caso você ainda não tenha uma senha, basta clicar em “Cadastre-se” para iniciar o processo. Você precisará fornecer algumas informações básicas como nome completo, data de nascimento e um endereço de e-mail válido. Seguidamente, será necessário criar uma senha numérica com, no mínimo, seis dígitos, garantindo que esta não seja sua data de nascimento ou seu CPF e que não contenha números repetidos consecutivamente.

Quais são os passos após cadastrar-se?

Após completar o cadastro, um e-mail de confirmação será enviado pela Caixa para o endereço fornecido. Verifique o remetente ([email protected]) e se estiver correto, abra a mensagem e clique no “link para verificação do endereço de e-mail”. Com a verificação concluída, o acesso às informações sobre o benefício estará garantido.

Publicidade

Uma vez logado no aplicativo, você pode verificar facilmente se o benefício está liberado, observando a presença de um cadeado na tela. Além disso, acessando a opção “ver parcelas”, é possível consultar as datas e valores dos próximos pagamentos, bem como a situação de cada parcela, identificada por rótulos como parcela liberada, bloqueada, enviada para crédito, cancelada, paga ou pendente.

Outras formas de consulta

Além do aplicativo, o Bolsa Família oferece outras maneiras de consulta. É possível obter informações através do telefone pelo número 121 ou pelo WhatsApp, no número (61) 4042-1552. Estes serviços estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e são mantidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Com todas essas opções de consulta e gerenciamento, beneficiários do Bolsa Família podem garantir o acesso e controle de seus benefícios com comodidade e segurança, aproveitando as facilidades proporcionadas pelo digital.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.