repercussão

Autoridades comentam eleição de novo primeiro-ministro do Reino Unido

Em uma vitória histórica, a ala trabalhista conquistou a grande maioria dos 650 assentos disponíveis no parlamento

Nesta sexta-feira (5), foi divulgado o resultado das eleições gerais do Reino Unido, ocorridas um dia antes.
Keir Starmer, novo premiê britânico – Créditos: Getty Images

Nesta sexta-feira (5), foi divulgado o resultado das eleições gerais do Reino Unido, ocorridas um dia antes. Em uma vitória histórica, a ala trabalhista conquistou a grande maioria dos 650 assentos disponíveis no parlamento, elegendo, assim, Keir Starmer como o novo premiê britânico.

Publicidade

Em frente a seu novo escritório e residência, Starmer afirmou que buscará restaurar a confiança da população no governo e classificou os últimos 14 anos, período no qual o conservadorismo dominou a política britânica, como escandalosos e caóticos.

Autoridades repercutem resultado das eleições do Reino Unido

Líderes dos principais países europeus e mundiais mandaram suas mensagens congratulando Starmer em seu novo mandato. O presidente Lula, inclusive, publicou uma foto dos dois chefes de estado em sua conta no X.

O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, ressaltou, no X, a “forte ligação política” entre os países.

O presidente da França, Emmanuel Macron, que também passa por um clima eleitoral no país, destacou as questões a serem discutidas, como o clima e inteligência artificial.

Publicidade

A presidente da Comissão da União Europeia, bloco do qual o Reino Unido não faz mais parte, Ursula von der Leyen citou a oportunidade de criação de uma “parceria construtiva”.

O antigo primeiro-ministro, Rishi Sunak, publicou seu pronunciamento de resignação do cargo em sua conta no X. “Dei tudo de mim para este trabalho, mas vocês mandaram um sinal claro que o governo do Reino Unido precisa mudar, e o seu julgamento é o que importa. Eu ouvi sua taiva, sua decepção e assumo responsabilidade por essa derrota”, disse.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.