A semana será marcada por chuvas intensas em áreas das Regiões Sul e Norte do país. A previsão é de chuva acumulada, segundo o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando que os volumes podem ultrapassar 60,0 mm (representados em tons de laranja e vermelho).
Qual a previsão do tempo para essa semana?
Para a Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 60,0 mm no noroeste do Amazonas, Roraima e Pará. Pancadas de chuva isoladas não estão descartas nas demais áreas da Região, com exceção do centro e sul do Tocantins, onde a chance de chuva é pequena.
Região Nordeste
Na Região Nordeste, a previsão é de tempo quente e seco. No entanto, no início da semana, espera-se um aumento na nebulosidade que pode gerar instabilidades, resultando em pancadas de chuva isoladas, especialmente em áreas do nordeste e leste da região. Há, ainda, previsão de ventos costeiros e ventanias no interior da região, principalmente no início da semana.
Região Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, a previsão é de tempo quente e seco. Exceto no noroeste do Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul, onde não se descartam pancadas de chuva isoladas.
Região Sudeste
Na Região Sudeste, há previsão de chuva em áreas isoladas de São Paulo, leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, entre os dias 03 e 04 de outubro, devido ao avanço de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano. Nas demais áreas, o tempo permanecerá quente e seco.
Como obter informações adicionais?
O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.
Siga a gente no Google Notícias