Alerta de tempo seco em Belo Horizonte: Como prevenir problemas de saúde

Belo Horizonte em estado de alerta por tempo seco. Saiba como cuidar da sua saúde e prevenir problemas durante o período de baixa umidade do ar.

Alerta de tempo seco em Belo Horizonte: Como prevenir problemas de saúde
Alerta de tempo seco em Belo Horizonte: Como prevenir problemas de saúde – Crédito: Henrique Kawaminami

A cidade de Belo Horizonte está enfrentando um período crítico de baixa umidade, com índices que podem ficar abaixo de 30%. Este cenário é extremamente preocupante, pois tem a capacidade de influenciar diretamente na saúde dos moradores. A Defesa Civil de Belo Horizonte intensificou os alertas, com recomendações específicas para garantir o bem-estar da população até o próximo domingo, dia 28 de julho.

Publicidade

A umidade relativa do ar na capital mineira tem alcançado níveis alarmantes, considerados perigosos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este índice abaixo de 30% pode provocar complicações como desidratação, problemas oftalmológicos e respiratórios, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e câncer de pele. Em vista disso, a prevenção se torna fundamental para evitar maiores complicações.

Como o tempo seco afeta sua saúde?

O tempo seco não apenas incomoda, mas também agrava ou pode desencadear diversas condições de saúde. Pessoas que já possuem doenças respiratórias, como asma e bronquite, ou problemas de pele, tendem a sofrer mais nesses períodos de ar seco. Além disso, a baixa umidade pode levar à desidratação rápida, especialmente em crianças e idosos, que muitas vezes não sentem tanto a necessidade de se hidratar.

Como se proteger durante o tempo seco?

  • Hidrate-se constantemente, procurando beber água ao longo de todo o dia.
  • Opte por uma alimentação leve, privilegiando o consumo de frutas, verduras e carnes grelhadas.
  • Evite frituras e alimentos muito pesados que demandam maior trabalho no processo digestivo.
  • Mantenha o ambiente de sua casa ou trabalho umedecido, utilizando umidificadores ou colocando recipientes com água.
  • Evite a prática de exercícios físicos em ambientes externos, especialmente nos horários de maior incidência solar, entre 10h e 17h.
  • Lembre-se de usar hidratante para combater o ressecamento da pele e evitar banhos muito quentes que possam potencializar o problema.

Como garantir a segurança e a saúde durante alerta para queimadas?

Além das recomendações básicas de cuidado pessoal, é importante tratar com seriedade as orientações de não provocar queimadas. A Defesa Civil alerta que queimadas em lotes vagos ou áreas de mata são extremamente perigosas, especialmente em períodos de ar seco. Caso observe alguma queimada, não hesite em contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou a Polícia Militar.

O período de alerta exigirá de todos os belo-horizontinos uma atenção especial com a saúde e com as medidas de precaução recomendadas pelas autoridades. Com esses cuidados simples, é possível diminuir significativamente os riscos trazidos pelo tempo seco.

Publicidade

Fique atento às atualizações sobre as condições do tempo e siga todas as recomendações para garantir a sua saúde e a de sua família durante este período desafiador.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.