Bolsa de estudos

Brasileira é aprovada em três universidades dos EUA

Sofia Oliveira foi aprovada em Harvard, Yale e Stanford. “Nenhum sonho é tão grande que seja inalcançável”, afirmou a estudante.

Brasileira é aprovada em três universidades dos Estados Unidos
Sofia Santos de Oliveira, de 18 anos (Crédito: Reprodução/ TV Record)

A estudante brasileira Sofia Santos de Oliveira, de 18 anos, foi aprovada em três renomadas universidades norte-americanas. A moradora de Belo Horizonte, MG, vem de uma família simples e humilde, ganhou bolsa integral em Harvard, Yale e Stanford, todas localizadas nos Estados Unidos. 

Publicidade

Desde cedo, por conta de suas próprias experiências, a jovem se interessou pela educação. No entanto, a mesma não teve a oportunidade de estudar em colégios que priorizavam e ensinavam a língua americana. Sofia aprendeu a se comunicar em inglês por conta própria, já que seus pais não tinham condições financeiras suficientes para pagar um curso. 

Em entrevista, a estudante relatou que o sonho de estudar fora do país não nasceu agora, quando criança sonhava com este momento. “Desde o ensino fundamental, eu já cogitava a ideia de ir estudar no exterior, mas era quase uma utopia. Eu não sabia exatamente como iria conseguir chegar lá”, diz ela. 

Sofia contou que quando viu a aprovação em Harvard, sentiu um misto de emoções. Ela ficou “surpresa” e “incrédula” porque não esperava ser aceita no ciclo de admissões mais competitivo da história. O número total de concorrentes era de 61.220 e somente 1.954, ou seja, 3,19%, foram aprovados neste ano. A jovem pensa em estudar Química e Ciências Sociais focando em Educação e Saúde Pública. A estudante ficou feliz por poder alcançar  seu objetivo após anos de esforço. 

O próximo grande sonho de Sofia é entender como ela pode mudar os sistemas educacionais e políticos para que todos os jovens tenham essas mesmas oportunidades, ajudando no combate à desigualdade social brasileira. “Nenhum sonho é tão grande que seja inalcançável”, conclui a estudante. A universidade escolhida foi Harvard. 

Publicidade