MINISTRO DA JUSTIÇA

Caso Marielle e Anderson: Dino diz que mortes serão solucionadas “em breve”

Declaração ocorreu durante evento no Ministério da Justiça para assinatura de medidas de segurança pública

MPRJ quer júri popular para acusado pela morte de Marielle Franco
Vereadora Marielle Franco – Crédito: Instituto Marielle Franco

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta quinta-feira (21) que as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes serão solucionadas “em breve”. A vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada com o motorista a tiros em março de 2018. Cinco anos depois, a investigação ainda não foi concluída.

Publicidade

A declaração ocorreu durante evento no Ministério da Justiça para assinatura de medidas de segurança pública e balanço do ano de 2023. Foi um dos últimos eventos do ministro à frente da pasta, antes da posse no Supremo Tribunal Federal, marcada para fevereiro.

Segundo informações do G1, Dino fez a cobrança pela elucidação da morte de Marielle e Anderson, dirigindo-se ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. “Eu, no dia 2 de janeiro, disse que nós iríamos, ministra [das Mulheres] Cida [Gonçalves], elucidar definitivamente o caso Marielle Franco. E hoje, alguém pergunta: ‘Bom, decorrido um ano…’ As investigações avançaram”, disse.

Apesar da promessa, Dino disse que não poderia “cravar o dia e a hora” da resolução do assassinato e, questionado, também não deu mais detalhes concretos sobre a investigação.

Segundo o ministro, o assassinato da vereadora é um caso fundamental pelo simbolismo de defesa da participação de mulheres na política.

Publicidade

Inicialmente, o crime era investigado pela Polícia Civil do RJ. Em fevereiro deste ano, Dino determinou à PF a abertura de um inquérito sobre o caso. O objetivo, segundo o governo, era ampliar a colaboração nas investigações.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.