EM MENOS DE 8 HORAS

Ciclone extratropical provoca chuvas acima de 200mm no RS

As regiões mais afedatas são a Grande Porto Alegre, Serra Gaúcha e Litoral Norte; na cidade de Maquiné foram registrados 254 mm

Ciclone extratropical provoca chuvas acima de 200mm no RS
Regiões em vermelho escuro são as mais afetadas pelas chuvas provocadas em razão da passagem de um ciclone extratropical ao longo da costa do RS (Crédito Foto: Inmet)

Um ciclone extratropical que está passando ao longo da costa norte do Rio Grande do Sul (RS) provocou chuvas e ventania durante a madrugada desta sexta-feira (16). O ciclone abrange também a Grande Porto Alegre, a Serra Gaúcha, mais o litoral sul de Santa Catarina.

Publicidade

Em alguns municípios já choveu, em menos de 24 h, todo o volume esperado para o mês de junho, como na cidade de Maquiné, no norte do RS, onde foram registrados 254,6 mm entre o fim da noite desta desta quinta-feira (15) até  as 4h horas de hoje (16).

Maiores volumes de chuva acumulados, conforme medições feitas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais: Maquiné, 254,6 mm; Bom Princípio, 208,6 mm; São Leopoldo, 195,4 mm; Gravataí, 189,6 mm; Alto Feliz, 183,8 mm; e Sapucaia do Sul: 173,6 mm.

Em Porto Alegre, na estação Cristal, foram registeados 115 mm (na capital do RS, são cerca de 20 pontos de ruas e avenidas com o trânsito prejudicado devido a alagamentos e quedas de árvores até o início da manhã de hoje).

Diversas cidades do estado registram alagamentos, estradas bloqueadas, voos cancelados e falta de luz. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros não registraram casos de feridos ou mortos.

Publicidade

A Defesa Civil do RS emitiu alerta para as regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre. Os rios Caí, Paranhana e Sinos têm possibilidade de cheias. Em Maquiné, no Litoral Norte, o prefeito foi até as redes sociais para fazer um apelo para que as pessoas saiam de casa. Segundo o gestor, várias famílias estão ilhadas. Em Tramandaí, também no Litoral, foram registradas rajadas de vento de 102 km/h.

Segundo a Rio Grande Energia (RGE) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia no RS, existem pelo menos 60 mil pontos sem luz no estado.

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.