
O Brasil pode ter temporais durante o fim de semana em razão de um ciclone subtropical. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que os maiores volumes acumulados devem ser registrados no Sudeste do país.
Os trechos mais afetados desta região serão o litoral norte de São Paulo e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Os temporais nessa região são consequência de um fenômeno meteorológico – um ciclone subtropical – que está ganhando força em alto-mar.
A porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, explicou que o ciclone ganha força nesta sexta-feira (16), mas se afasta do continente.
“Essa formação não está associada a uma frente fria. O ciclone se formou depois que uma frente fria passou pelo Sudeste e gerou uma agitação atmosférica. O que fortalece essa formação são as águas quentes do Oceano Atlântico próximo ao continente”, disse.
O Inmet emitiu um alerta de “perigo” por conta das grandes precipitações de chuva no Sudeste. O aviso meteorológico inclui o oeste do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e boa parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
O instituto alertou para o risco de queda de árvores e alagamentos na região. A Defesa Civil de São Paulo também emitiu um aviso para atenção a áreas mais vulneráveis com possibilidades de transtorno, ou seja, deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes, ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.
⚠️ #Atenção: Previsão de acumulado de chuva, hoje (15) e amanhã (16), em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro. O volume total de chuva pode ser superior a 100 milímetros (mm) em 24h.
🔴 Confira o aviso vermelho (grande perigo) 👉 https://t.co/uh1b9X2Lru#chuva #vento #previsão pic.twitter.com/KkgFrZmGCg
— INMET (@inmet_) February 15, 2024