Desenvolvimento Urbano

Comissão debate a implantação de um VLT entre Brasília e Luziânia, em Goiás

A deputada Lêda Borges (PSDB-GO), que pediu o debate, explica que a ligação entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno é uma demanda antiga das regiões

A deputada Lêda Borges explica que a ligação entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno, através de um VLT, é uma demanda antiga
Comissão debate a implantação de um VLT entre Brasília e Luziânia, em Goiás – Crédito: Reprodução / Agência Senado

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (4), às 16 horas, a implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) para ligar Brasília a Luziânia (GO). A audiência pública será realizada no plenário 11.

Publicidade

A deputada Lêda Borges (PSDB-GO), que pediu o debate, explica que a ligação entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno, através de um VLT, é uma demanda antiga das regiões e está cada dia mais viável.

“A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), confirmou a viabilidade técnica e destacou que a ligação interestadual entre Brasília e Luziânia se sobressai como a mais viável entre os trechos estudados pelo governo para seu plano de trens de passageiros”, destaca.

A deputada destaca que o VLT deve beneficiar até 560 mil pessoas que se deslocam diariamente no Entorno. O veículo pode atingir uma velocidade de até 100 km/h, diminuindo o tempo de viagem.

O projeto, que envolve a adaptação de 76 km de trilhos existentes, tem custo total estimado em R$ 80 milhões.

Publicidade

*Fonte: Agência Câmara de Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.