todas as cores

Congresso tem iluminação especial no Dia do Orgulho LGBTQIA+

A iluminação multicolorida fez alusão à bandeira do movimento que representa a diversidade

iluminação-lgbtqia+
(Crédito: Iasmin Costa/Direitos Reservados)

O Congresso Nacional recebeu uma iluminação especial, nesta terça-feira (28), para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Publicidade

A iluminação multicolorida fez alusão à bandeira do movimento LGBT, que representa a diversidade, simbolizada pelo arco-íris.

Importantes leis para LGBTs já passaram no Legislativo federal, tais como a Lei Maria da Penha, que inclui casais de mulheres, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que abarca diversidade de orientação sexual e identidade de gênero.

O Ministro Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, destacou a celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ a participação de todos os brasileiro na construção de valores.

 

Publicidade

A primeira-dama, Janja, mostrou o Palácio do Planalto iluminado pra lembra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

 

Publicidade

Publicidade

Stonewall

A Rebelião de Stonewall marcou o dia 28 de junho de 1969 com a revolta da comunidade LGBT de Nova York contra invasões policiais a bares frequentados pelo público gay. A revolta desencadeou outros protestos em várias cidades dos Estados Unidos em favor dos direitos dos homossexuais. Por esse motivo, 28 de junho passou a ser o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

No ano seguinte, surgiu a primeira Parada do Orgulho Gay, em 1º de julho de 1970, fortalecendo o movimento. Hoje a data é lembrada para marcar a luta contra a LGBTfobia, termo que define as violências cometidas contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais, assexuais e outras pessoas LGBTQIA+.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.