ALERTA

Depois do calor extremo, Brasil deve se preocupar com tempestades

Os temporais devem ter continuidade na região Sul e se alastrar para outros estados do país a partir desta sexta-feira e ao longo do final de semana

depois-do-tempestades
(Crédito: INMET)

Nesta quinta-feira (16), o país registrou um pico de calor. Mas o alerta para os próximos dias é outro: há um perigo potencial de tempestades para São Paulo, Minas Gerais (faixa oeste e sul e no Triângulo Mineiro), Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Publicidade

No Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já experimentavam níveis elevados de precipitação nos últimos dias. O Climatempo indicou que esses temporais devem ter continuidade na região Sul e se alastrar para os outros estados a partir desta sexta-feira e ao longo do final de semana.

Publicidade

Ao G1, Bruno Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) explicou que o ar estava muito seco nos últimos dias. Isso colaborou com o aumento das temperaturas, decorrentes da quarta onda de calor e potencializadas pelo fenômeno do El Niño. No entanto, com a paulatina entrada de umidade no território nacional, formou-se um sistema propício para a ocorrência de tempestades.

Apesar das tempestades, o calorão continua por enquanto

Ainda que haja um alerta para fortes chuvas, o Climatempo indica que na sexta-feira (17) e no sábado (18), algumas capitais, principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste, devem alcançar marcas próximas aos 40ºC.

O calor só deve diminuir a partir do domingo, com o avanço da frente fria no país. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, que experimentaram recordes de calor nos últimos dias, há uma previsão de queda de até 10 graus entre sábado e domingo.

Publicidade

 

* Texto sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.