incentivo

Deputado propõe selo para estimular consumo de produtos gaúchos

O propósito é facilitar a identificação das marcas e impulsionar a economia no Rio Grande do Sul

O deputado estadual Luciano Silveira (MDB-RS), protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de lei que visa criar o selo “Produto Gaúcho”.
Bandeira do Rio Grande do Sul – Crédito: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

O deputado estadual Luciano Silveira (MDB-RS), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do estado, protocolou o projeto de lei número 152/2024, que visa criar o selo “Produto Gaúcho”. O objetivo da proposta é incentivar as forças ativas da economia do estado a expandirem suas atividades por meio da comercialização de seus produtos com o selo diferencial dos produtos produzidos no Rio Grande do Sul.

Publicidade

A marca será facultativa — para não gerar despesas compulsórias às empresas em um momento de crise — mas é vista como uma grande oportunidade para o empreendedor colocar em suas embalagens a bandeira do Rio Grande do Sul junto com o nome de seu produto.

Selo irá conferir mais credibilidade

Assim como a mobilização de pessoas de diversas partes do país, que ajudaram e se voluntariaram para socorrer os gaúchos por meio de doações e posts incentivando a compra de produtos gaúchos nas redes sociais, o projeto de lei busca padronizar essa marca, conferindo mais credibilidade à divulgação dos produtos do estado.

“Ao identificar os produtos como gaúchos, as empresas não estarão apenas mostrando engajamento com o estado, em um momento difícil, ou aproveitando uma oportunidade de marketing. O produto gaúcho sempre se destacou pela sua qualidade. E não há momento mais propício do que esse para destacar essa qualidade”, justificou o parlamentar.

Publicidade

Luciano Silveira assumiu o mandato de deputado estadual em 1º de fevereiro de 2023. Nascido em Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foi eleito o vereador mais jovem de Osório aos 26 anos, em 2004. Luciano marcou sua passagem trabalhando junto à Assistência Social do município e à Secretaria de Turismo, o que o levou a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social do Litoral Norte e, mais tarde, à presidência da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) durante o governo Sartori.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.