tratamento domiciliar

Estudante fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula

Larissa teve parada cardiorrespiratória após passar por cirurgia ortognática, indicada para corrigir alterações no crescimento do maxilar

Larissa Moraes de Carvalho, de 31 anos, teve uma parada cardiorrespiratória em março de 2023, após passar por uma cirurgia ortognática.
Larissa Moraes de Carvalho – Crédito: Arquivo Pessoal

Larissa Moraes de Carvalho, de 31 anos, teve uma parada cardiorrespiratória em março de 2023, após passar por uma cirurgia ortognática. Desde então, a estudante de medicina vive em estado vegetativo. O procedimento foi realizado na Santa Casa de Misericórdia, de Juiz de Fora (MG) para corrigir alterações de crescimento no maxilar e na mandíbula da jovem.

Publicidade

Logo após a operação, Larissa passou mal e não voltou a ficar consciente. Depois de um ano internada, a estudante está sendo tratada em casa. Em entrevista ao g1, o pai dela, Ricardo Carvalho, disse que a cirurgia era indicada por dentistas desde que ela era criança.

Ele contou que a filha estava confiante no dia do procedimento. “Sabíamos que seria uma cirurgia longa, com anestesia geral, mas, mesmo enquanto estávamos esperando, não pensei em coisas horríveis.” O hospital, o médico-cirurgião e o médico anestesista são investigados no caso.

Inquérito policial

A ocorrência foi levada ao Ministério Público de Minas Gerais e, em setembro de 2023, o promotor Jorge Tobias de Souza determinou a abertura de investigação pela Polícia Civil, que abriu inquérito e colheu depoimentos.

A Santa Casa de Misericórdia informou que não vai se pronunciar sobre o assunto. O escritório que cuida da defesa da instituição foi procurado pelo g1, mas o veículo de notícias não conseguiu contato com os advogados.

Publicidade

O Conselho Regional de Medicina (CRM) disse que “todas as denúncias recebidas, formais e de ofício, são apuradas, sendo respeitada a ampla defesa e o contraditório”.

Após a parada cardiorrespiratória, Larissa ficou um mês no CTI, pegou pneumonia e infecção urinária. Depois foi encaminhada para um quarto, onde permaneceu internada até março deste ano. Desde então, está em tratamento domiciliar, em estado vegetativo.

Larissa Moraes de Carvalho, de 31 anos, teve uma parada cardiorrespiratória em março de 2023, após passar por uma cirurgia ortognática.
Larissa Moraes de Carvalho deixou a Santa Casa e está em tratamento domiciliar em Juiz de Fora – Crédito: Arquivo Pessoal

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.