A Acadêmicos do Grande Rio é a mais nova campeã do carnaval fluminense de 2022. Depois de ficar em segundo lugar em 2020, a escola de Duque de Caxias enfim conquistou seu primeiro título da história.
A escola, que está há 30 anos no Grupo Especial, quase viu o título ir embora para a Beija-Flor de Nilópolis no inicio da apuração. Entretanto, a Grande Rio retomou a liderança e venceu a Beija-Flor por três décimos de diferença. Já a São Clemente foi a última colocada e portanto, está rebaixada para a Série Ouro.
Com a atriz Paolla Oliveira à frente da bateria e diversos famosos espalhados pelas alas, incluindo os ex-BBBs Gil do Vigor e Camilla de Lucas, a Grande Rio aproveitou o desfile para combater a intolerância religiosa no Brasil. O tema principal do desfile foi a desmistificação de Exu, orixá ligado à transformação.
O carnavalesco da Grande Rio, Leonardo Bora, afirmou que o enredo ‘‘tem um conjunto de importâncias, e a principal delas é desconstruir os estereótipos negativos que foram atribuídos devido a esse processo de racismo religioso à divindade Exu, que é uma divindade múltipla e viva.”
“LÁ NA ENCRUZA, A ESPERANÇA ACENDEU
FIRMEI O PONTO, GRANDE RIO SOU EU!”Somos campeões! Laroyê! 💚❤️ #GrandeRio2022
📸: @aka_vitao pic.twitter.com/jydzCARLR4
— Acadêmicos do Grande Rio (@GRESGrande_Rio) April 26, 2022