rio de janeiro

Justiça decreta prisão de donos de cães que atacaram escritora

Roseana Murray foi mordida por três pitbulls em Saquarema

donos
Justiça do RJ determina prisão preventiva dos donos dos cães que atacaram escritora – Créditos: Reprodução

A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva dos donos dos três cachorros da raça pitbull que atacaram a escritora Roseana Murrayem em Saquarema, no estado do Rio, na última sexta-feira (5). Davidson Ribeiro dos Santos, Ana Beatriz da Conceição Dantas e Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos haviam sido presos em flagrante.

Publicidade

A conversão em prisão preventiva foi determinada pelo juízo da Central de Audiência de Custódia de Benfica. A conduta imputada aos três foi a de maus tratos a animais domésticos. Davidson também foi preso por ter sido flagrado com uma motocicleta roubada.

Roseana é vizinha à casa onde ficavam os cães e foi atacada quando saía para uma caminhada no início da manhã. Ela foi arrastada por cinco metros, teve o braço direito dilacerado e uma orelha arrancada.

Braço amputado

A escritora, que está internada no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, teve que amputar o braço direito e perdeu uma das orelhas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, seu estado de saúde é estável. Ela já consegue respirar sem a ajuda de aparelhos e se comunicar com os filhos através de estímulos.

De acordo com o site autoral da autora, Roseana Murray escreveu cerca de 100 livros de poesia e de contos para crianças, jovens e adultos. Foi vencedora do prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2002, na categoria infantil, com o livro Jardins. Também conquistou quatro prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Publicidade

Denúncias anteriores aos donos

Em entrevista ao g1, a amiga da vítima, Sandra Noleto, afirmou que os animais são de uma casa invadida, e aquela não foi a primeira vez que os cães atacaram um residente do bairro. “Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua. Ele cria esses animais há muito tempo”, denunciou.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.