A atriz Larissa Manoela revelou seu diagnóstico de síndrome de ovário policístico (SOP). Além disso, a artista de 21 anos afirmou ter também endometriose.
“Ontem [19] através de um ultrassom detalhado eu descobri que além de endometriose eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher. O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas estou certa de que vou encontrar o melhor tratamento para ambas as doenças!”, escreveu a atriz em uma postagem nas redes sociais.
Ontem através de um ultrassom detalhado eu descobri que além de endometriose eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher. O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas tô certa de que vou encontrar o melhor tratamento pra ambas as doenças!
— Larissa Manoela ✨ (@larimanoela) September 20, 2022
A síndrome dos ovários policísticos provoca desequilíbrio de determinados hormônios. De acordo com a Federação Brasileiras das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a condição atinge de 6% a 10% das mulheres.
Os principais sintomas da SOP são: irregularidade menstrual, o aumento de pelos, aumento de peso, manchas na pele e dificuldade para engravidar. A doença pode ser detectada por meio de ultrassom, exame de sangue e diagnóstico clínico.
A endometriose é uma modificação inflamatória provocada por células do endométrio. Os principais sintomas são: cólicas intensas durante o período menstrual, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, alterações intestinais e urinárias na fase da menstruação, além de infertilidade.
Recentemente, a cantora Anitta também utilizou as redes sociais para chamar a atenção para a doença. A artista recebeu o diagnóstico de endometriose após uma série de exames.
“Pesquisem, galera. A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Podem se estender até a bexiga e causar dores terríveis ao urinar. Existem vários tratamentos. O meu terá que ser cirurgia”, disse Anitta.