Um alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê grandes volumes de chuva no litoral de São Paulo, iniciando já nesta sexta-feira (12). De acordo com o informativo do Ministério da Agricultura e Pecuária, o litoral paulista pode receber volumes diários de precipitação em torno de 100 mm até segunda-feira (15).
O Inmet informa que nesta sexta-feira, a ocorrência de chuvas intensas será potencializada pela combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado, uma área alongada de baixa pressão, em níveis médios e baixos da atmosfera. Tal circunstância resultará em instabilidade climática no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No estado de São Paulo, a previsão de chuva forte se estende para além do litoral. A faixa leste do estado, que inclui a região metropolitana de São Paulo e a região do Vale do Paraíba, também estão no alerta. Nestas regiões, a previsão é de até 70 mm de chuva em um período de 24 horas.
Diante desse cenário, a Climatempo adianta que o estado de São Paulo experimentará fortes pancadas de chuva a partir da tarde desta sexta-feira. “Esses temporais devem vir acompanhados de raios, ventania de mais de 70 km/h e não se descarta a possibilidade de granizo”, alerta a agência.
A partir de sábado (13), uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, aumentando a convergência de umidade sobre o leste da Região Sudeste, padrão que vai permanecer, pelo menos, até a próxima segunda-feira (15).
Nos próximos cinco dias, o Inmet indica totais de chuva em pontos do litoral paulista, no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, podendo ficar em torno de 200 milímetros (mm) e de forma localizada, pode chover até 300 mm.
O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h com ventos de até 60 km/h.#chuva #vento #previsão
— INMET (@inmet_) January 11, 2024