Morre arquiteto Ruy Ohtake aos 83 anos em SP

Arquiteto paulistano foi autor do projeto apelidado de “redondinhos” e o Parque Ecológico do Tietê, ambos em São Paulo

Morre arquiteto Ruy Ohtake aos 83 anos em SP
Ruy era filho da artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake. (Crédito: Reprodução/ Instagram)

O arquiteto Ruy Ohtake morreu neste sábado (27), aos 83 anos, em São Paulo, em decorrência de uma mielodisplasia, um tipo de câncer de medula. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do arquiteto.

Publicidade

Ruy era filho da artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake. Ele será cremado após velório fechado que será realizado em sua residência, apenas para familiares.

Entre suas obras arquitetônicas de destaque estão o Hotel Unique e o Instituto Tomie Ohtake. Ruy Ohtake ficou marcado por incluir formas geométricas bem definidas e cores marcantes em seus projetos.

Outra obra assinada por Ruy e, que ficou marcada na vista de São Paulo, é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos” por ser composto por 19 edifícios residenciais cilíndricos.

Além dessas obras, o arquiteto também projetou o Parque Ecológico do Tietê, o Expresso Tiradentes, ambos em São Paulo, e a Embaixada Brasileira em Tóquio.

Publicidade

Ruy Ohtake nasceu em São Paulo e se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), em 1960.

Publicidade