escalada de tensão

Zelensky é incluído na lista de pessoas procuradas na Rússia

O Ministério do Interior confirmou que há um mandado contra o presidente ucraniano com base em um artigo do código penal, mas não especificou as acusações

zelensky-e-incluido-pessoas-procuradas
Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano – Crédito: Getty Images

Neste sábado (4), a agência estatal russa Tass relatou que a Rússia iniciou um processo criminal contra o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o incluiu em uma lista de pessoas procuradas. O Ministério do Interior confirmou que o presidente ucraniano está sendo procurado com base em um artigo do código penal, mas não especificou as acusações.

Publicidade

Vale ressaltar que a Rússia tem uma longa lista de pessoas procuradas, a qual abrange diversos políticos da Ucrânia e da Europa. Em fevereiro, por exemplo, autoridades russas incluíram a primeira-ministra estoniana, Kaja Kallas, o ministro da Cultura da Lituânia e membros do Parlamento da Letônia nessa lista. Em suma, o governo russo alegou que eles destruíram monumentos do período soviético.

Além disso, a Rússia também chegou a emitir um mandado de prisão para o promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI). Isso porque, no ano anterior, o promotor emitiu um mandado de prisão para Vladimir Putin pela responsabilidade do presidente russo em relação a supostos crimes de guerra que ocorrem na Ucrânia.

A resposta da Ucrânia a inclusão de Zelensky na lista de pessoas procuradas

Em resposta ao governo russo, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia chamou atenção para o mandado do TPI para Putin.

“Gostaríamos de lembrar que, ao contrário dos anúncios russos inúteis, um mandado do Tribunal Penal Internacional para a prisão do ditador russo Vladimir Putin por suspeita de crimes de guerra é bastante real e está sujeito à implementação em 123 países”, afirmou o ministério ucraniano em um comunicado.

Publicidade

Por fim, a Ucrânia acrescentou que esse movimento russo era evidência do desespero da máquina estatal russa e da propaganda”. 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.