mulheres no poder

Nadir Moreno: “Valorizar as pessoas de uma empresa faz toda a diferença”

Nesta entrevista exclusiva, a Country Managing Director da UPS Brasil conta os desafios que teve que superar e dá dicas valiosas para mulheres que querem se destacar no ambiente corporativo. “Estudar sempre, se manter em constante aprendizado é fundamental para chegar lá”, ensina.

Nadir Moreno fala sobre sua trajetória na UPS
(Crédito: Divulgação)

Nadir Moreno é graduada em Letras e  Direito tem um MBA em Governança Corporativa. Em seu desenvolvimento profissional, participou de diversos cursos no país e exterior, focados na liderança estratégica e gestão de negócios. Nadir chegou ao topo no meio corporativo, onde poucas mulheres chegam: é Country Managing Director da UPS Brasil.

Publicidade

Nadir acaba de completar 30 anos de empresa. Uma trajetória que detalha, com orgulho, cada etapa: começou como assistente de atendimento ao cliente, passando pelos departamentos Financeiro, de RH e Jurídico.

Ela conta que boa parte do aprendizado veio de casa: “Quando você cresce em uma família grande, já aprende a dividir e compartilhar e respeitar espaços. São muitas regras e disciplinas em uma casa com 8 filhos. Meus pais eram bem regrados e isso sempre serviu de referência”, afirma. Por meio do aprendizado em família ela entendeu o que era trabalhar em equipe, fazer sua parte e respeitar o espaço do outro.

Quando o assunto é machismo no ambiente corporativo, Nadir é direta: “Na UPS eu nunca senti. Mas, na vida, senti. Nas viagens: Senti. Percebi que eu estava quebrando paradigmas quando, ao assumir a presidência, virei capa de revista”, lembra. Com a repercussão de seu cargo, viu que estava quebrando uma barreira.

Barreira já quebrada na empresa por Carol B. Tomé, primeira mulher a ser CEO da UPS em 115 anos de história. “Ela nos traz mensagens inspiradoras! Com Carol, aprendi a valorizar as pessoas. São pessoas que estão por trás de resultados, são pessoas por trabalhando em cada entrega, são pessoas aguardando suas encomendas. Pessoas motivadas trazem criatividade e inovação”, reflete.

Publicidade

É este aprendizado que norteia o jeito Nadir de liderar: “Você empodera pessoas e dá a elas a oportunidade de fazer parte do processo. Assim, ela vai tratar seu cliente bem”.

Nadir também comanda o LIDE Mulher, uma das áreas de atuação do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, do empresário João Doria, criado para colaborar com a aceleração do desenvolvimento de mulheres em altos cargos de liderança, diante das exigências das empresas e da sociedade. Nos encontros,  elas trocam experiências sobre  os desafios da mulher na sociedade atual, estilos de liderança e qualidade de vida.

“Minha principal dica é: estudar sempre e se manter em constante aprendizado é fundamental para chegar lá!”

Publicidade

A entrevista completa você confere aqui!

 

Publicidade