O Maranhão recebe, em São Luís, a 5ª edição da Caravana Federativa, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/11). O Ministério do Esporte está presente no evento, apresentando programas e realizando atendimentos. Além do MEsp, participam mais de 30 ministérios, bancos públicos e entes federados, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Correios, entre outros.
A premissa da Caravana é facilitar o acesso ao atendimento e à informação de programas e projetos de políticas públicas à população e aos gestores locais, por meio de cooperação entre órgãos federais. As atividades ocorrerão no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), das 9h às 18h, nesta quinta, e, na sexta, das 9h às 14h.
O ministro do Esporte, André Fufuca, estará presente no encerramento. Uma equipe técnica da pasta marcará presença nos dois dias do evento, apresentando projetos e programas, entre eles o Segundo Tempo (PST), o Esporte e Lazer na Cidade (Pelc) e o Vida Saudável, com informações sobre convênios e contratos de repasse. Oportunidades relacionadas a propostas para o Novo PAC, com a seleção de Espaços Esportivos Comunitários, também serão expostas.
O evento é produzido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da Secretaria de Comunicação e conta ainda com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. Para o secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, a Caravana ajuda prefeituras a implementar programas do Governo Federal em seus municípios. “A Caravana é a presença do Governo Federal com todos os seus ministérios, com os bancos públicos, com órgãos federais, como FNDE, IPHAN, IBGE, Correios. É muito importante que a gente possa ter a presença dos prefeitos e das prefeitas. Teremos a presença do governador e de secretários estaduais. Aguardamos todos e todas”, afirmou.
Para facilitar a comunicação entre municípios e o Governo Federal, e manter a população e os governantes regionais informados acerca de programas e recursos disponíveis para atender às necessidades dos municípios, já foram realizadas edições em Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Palmas.