ana benevides

O que se sabe sobre a morte da jovem em show da Taylor Swift, e o projeto de lei inspirado pelo caso

Cerca de mil pessoas desmaiaram e passaram mal devido ao calor extremo que fazia no estádio Engenhão, onde o show foi realizado

A jovem Ana Benevides estava na grade da pista premium no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, para o show da Taylor Swift.
(Crédito: Reprodução/Instagram)

A morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, chocou brasileiros na manhã deste sábado (18). A jovem estava na grade da pista premium no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, para o show da cantora Taylor Swift, quando passou mal e teve uma parada cardiorrespiratória.

Publicidade

Ela chegou a ser socorrida pela equipe médica de plantão no estádio. Médicos chegaram a realizar manobras e conseguiram reanimar a jovem. Já no hospital, porém, ela acabou tendo uma segunda parada respiratória e não resistiu.

Uma contagem extraoficial do jornal Folha de S. Paulo indica que cerca de mil pessoas desmaiaram e passaram mal devido ao calor extremo que fazia no Engenhão. Na ocasião, a sensação térmica no estádio era de 60ºC . Garrafas de água eram proibidas de entrar no estádio e o copo de água custava R$ 8. Os vendedores também tinham dificuldade de circular pelas pistas premium e normal, por conta da aglomeração.

Nota da produtora sobre a morte da jovem

A T4F, produtora responsável pela realização dos shows da ‘The Eras Tour’, de Taylor Swift, no Brasil, emitiu um comunicado em suas redes sociais.

É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado, nossos sinceros sentimentos“, diz a nota.

Publicidade

O pronunciamento rendeu uma série de críticas nas redes sociais, já que o comunicado não pontuava medidas a serem adotadas nos próximos shows da cantora no país, a fim de evitar uma nova tragédia.

Projeto de lei

A repercussão do caso motivou a criação de um abaixo-assinado para criar a “Lei Ana Benevides”, que prevê a distribuição gratuita de água em eventos.

Publicidade

Até as 12h51 deste sábado (18), o documento contava com 162.771 assinaturas. A meta total é de 200 mil. A Constituição prevê que a sociedade civil e a inciativa popular podem sugerir projetos de lei para serem analisados pelo Congresso Nacional.

A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) aderiu à campanha e anunciou que apresentará um projeto na Câmara sobre o assunto. “Lamentável a morte da jovem Ana Clara Benevides, de apenas 23 anos, no show da Taylor Swift. Manifesto meus sentimentos aos familiares e amigos diante essa indignante situação. Aproveito para anunciar que vou protocolar o projeto de LEI ANA BENEVIDES a pedidos dos fãs e por JUSTIÇA POR ANA. (…) A distribuição de água gratuita ou a possibilidade de entrar com garrafinhas de água é o mínimo para garantir a integridade do público. No dia 22, próxima quarta-feira, faremos audiência pública na Comissão de Saúde da CD para discutir as ações sanitaristas e ambientais diante das ondas de calor. Vamos aproveitar para debater esse ocorrido”, escreveu a deputada no Instagram.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.