Uma forte onda de frio está a caminho do Brasil e promete derrubar as temperaturas em várias capitais do país. Este fenômeno, que começou a se deslocar nesta quinta-feira, deve trazer uma massa de ar gelada que impactará principalmente o Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande.
A expectativa é que a chegada dessa onda de frio seja suficiente para estabelecer novos recordes de temperatura mínima e máxima, com algumas cidades registrando as menores temperaturas do ano ou até mesmo de décadas.
O Rio de Janeiro pode bater recordes de frio neste fim de semana?
A cidade do Rio de Janeiro pode experimentar algumas das menores temperaturas já registradas nos últimos anos durante este fim de semana. No sábado, a previsão indica uma máxima de apenas 19ºC, a menor do ano. Já no domingo, a mínima pode atingir 12ºC. O atual recorde de mínima na cidade é de 11,9°C, registrado em 20 de julho de 2023.
Além disso, a última vez que a cidade viu uma máxima tão baixa foi em 19 de julho de 2017, quando os termômetros marcaram 18,4ºC. Especialistas afirmam que a combinação de ventos frios vindos do Atlântico e a já existente baixa temperatura poderá causar um clima ainda mais gelado.
Quais são as previsões para São Paulo?
Em São Paulo, o frio será ainda mais rigoroso. A menor temperatura do ano, até agora, foi de 10,4°C, registrada em 29 de maio de 2023. No entanto, a previsão para este sábado é de 9ºC, e no domingo, a cidade pode ver os termômetros marcarem apenas 7ºC.
Além da capital, outras cidades do estado, como Presidente Prudente, Bauru e Campinas, também devem experimentar temperaturas noturnas severas. Esta nova onda de frio poderá desafiar os paulistanos acostumados a invernos menos rigorosos nos últimos anos.
Quais capitais podem bater recordes de baixa temperatura?
Curitiba é outra capital que deve bater recordes neste fim de semana. A previsão para sábado é de 2ºC, o que poderá ser a menor temperatura registrada este ano, superando os 2,6°C de 30 de junho de 2023. Florianópolis também deve ver um novo recorde de baixa temperatura, com previsão de 6ºC no sábado.
- Campo Grande: A capital do Mato Grosso do Sul pode quebrar seu recorde de mínima anual com 6ºC, superando os 9,0°C que foram registrados em 16 de julho de 2023.
- Vilhena e Ponta Porã: Também são esperadas temperaturas extremamente baixas, com mínimas noturnas alcançando valores surpreendentes.
Como a onda de frio afetará as noites?
Outro aspecto interessante desta onda de frio são as temperaturas noturnas. O deslocamento lento do sistema favorecerá as mínimas durante a noite, algo que não é comum. Normalmente, as mínimas ocorrem entre a madrugada e o início da manhã.
Para amanhã, são esperadas mínimas noturnas em várias cidades:
- Rondônia: Vilhena
- Mato Grosso do Sul: Ponta Porã, Corumbá, Campo Grande
- Mato Grosso: Rondonópolis, Cuiabá
Quais regiões do Sudeste devem se preparar para temperaturas baixas?
A previsão de temperaturas noturnas extremamente baixas também se estende para a região Sudeste:
- São Paulo: Presidente Prudente, Bauru, Pirassununga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, capital e Santos
- Rio de Janeiro: Paraty, Taubaté, Campos do Jordão
As mínimas noturnas continuarão impactando outras regiões:
- São Paulo: Pirassununga, Ribeirão Preto, Franca, Sorocaba, Campinas, capital, Santos, Taubaté, Jordão
- Rio de Janeiro: Resende, Paraty, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Cordeiro, Campos dos Goytacazes
- Minas Gerais: Machado, Juiz de Fora
Para os moradores dessas regiões, é aconselhável se preparar para enfrentar o frio, mantendo-se aquecidos e atentos às previsões meteorológicas para evitar surpresas desagradáveis. Fiquem atentos também às possibilidades de mudanças climáticas repentinas e se protejam adequadamente.
Siga a gente no Google Notícias