abaixo da média

ONS recomenda uso de térmicas para compensar falta de chuvas no Norte

A medida visa preservar os recursos hídricos, que têm enfrentado escassez, afetando diretamente a disponibilidade de água para geração de energia

O ONS observa que, há meses, o volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas está abaixo da média histórica.
Objetivo é preservar recursos hídricos e evitar desabastecimento – Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

Para evitar problemas no abastecimento de energia, especialmente nos horários de pico, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou o acionamento de termelétricas a gás natural e a redução do uso de hidrelétricas na Região Norte. A medida visa preservar os recursos hídricos, que têm enfrentado escassez devido a chuvas abaixo do esperado, afetando diretamente a disponibilidade de água para geração de energia.

Publicidade

O ONS observa que, há meses, o volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas está abaixo da média histórica. “Dessa forma, para os períodos do dia de maior consumo de carga, que acontece à noite, especialmente, para os meses de outubro e novembro, o cenário exige a adoção de medidas operativas adicionais e de caráter preventivo”, afirmou o órgão. Essas recomendações foram apresentadas durante a última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de agosto.

Apesar das orientações, o ONS garante que o Sistema Interligado Nacional (SIN) possui capacidade suficiente para atender à demanda energética do país. Atualmente, os reservatórios do Subsistema Norte apresentam um nível de Energia Armazenada (EAR) de 80,96%, um pouco abaixo dos 85,6% registrados no mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados do ONS.

Em julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária verde para o mês de agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia. Segundo a Aneel, as chuvas registradas na Região Sul em julho foram um fator decisivo para essa decisão.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.