megaoperação

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas pelo Aeroporto de Guarulhos

Os policiais cumprem, ao todo, 23 mandados de prisão preventiva decretados, além de 24 mandados de busca e apreensão.

pf-faz-operacao-contra-trafico-internacional-de-drogas-pelo-aeroporto-de-guarulhos
té o início da manhã, 14 funcionárias do aeroporto foram presas (Créditos: Divulgação/ Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (19) uma megaoperação em São Paulo, contra o tráfico internacional de drogas, envolvendo funcionários terceirizados do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Publicidade

Os policiais cumprem, ao todo, 23 mandados de prisão preventiva decretados, além de 24 mandados de busca e apreensão. Segundo o portal g1, ao menos 18 pessoas alvo de prisão trabalham no aeroporto.

Os mandados são cumpridos pelos agentes da Polícia Federal na capital paulista, em Sorocaba, Praia Grande, Guarulhos e também em Portugal. Até o início da manhã, 14 funcionárias do aeroporto foram presas.

Também são alvos da operação da Polícia Federal dois principais traficantes de drogas que aliciavam os funcionários e chefiavam o envio de cocaína do Brasil para a Europa por meio do terminal. Segundo a PF, um deles está em Portugal e foi solicitada a inclusão de seu nome na lista vermelha da Interpol, a polícia internacional.

Os dois principais alvos são traficantes ligados à facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Ambos eram monitorados pela  Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF.

Publicidade

De acordo com a investigação, os funcionários envolvidos no esquema atuavam na área de pista do aeroporto de Guarulhos, com os carrinhos que dão acesso à aeronave. Dessa forma, eles colocavam as malas com as drogas diretamente no porão do avião, fugindo da fiscalização e do raio-X da polícia.