veja repercussão!

Políticos e personalidades lamentam morte de Nélida Piñon

Nomes como Gilberto Gil, Margareth Menezes e Ruy Castro homenagearam a escritora que foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras.

nelida-pinon-recebe-homenagens
(Crédito: Reprodução/Twitter)

Referência na literatura brasileira, Nélida Piñon foi a primeira mulher a presidir a ABL, na década de 1990. Ela escreveu mais de 20 livros, traduzidos em cerca de 30 países. Amigos, escritores, colegas de ABL, políticos e famosos lamentaram a morte da escritora.

Publicidade

Em seu perfil no Twitter, Gilberto Gil, que foi colega de Nélida na ABL, escreveu:

“Hoje a literatura brasileira se despede de uma das suas principais escritoras, Nélida Piñon. Colega de Gil na ABL, ela ocupava a cadeira número 30 desde 1989. A acadêmica também foi a primeira mulher a presidir a instituição e será lembrada eternamente pela sua enorme contribuição, com obras como ‘Guia-mapa de Gabriel Arcanjo’ e ‘A República dos Sonhos’. Nossos sentimentos a todos os amigos e familiares”, publicou a equipe do cantor.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil)

 

Publicidade

Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo, escreveu: “Além de dezenas de obras publicadas, uma vasta produção intelectual, e diversas premiações internacionais, Nélida foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. Sem dúvida, uma perda irreparável para o nosso país.”

Margareth Menezes, futura ministra da cultura, também lamentou a perda: “Profundamente sentida com a partida de Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. O país perde uma de suas maiores escritoras. Tenho certeza que seu legado seguirá conosco, vivo em suas obras. Meu abraço aos amigos e familiares”.

 

Publicidade

Em entrevista à Globonews TV, o escritor Ruy Castro afirmou: “Se houve uma pessoa que viveu em função da literatura, foi a Nélida Piñon. Foi a primeira a assumir a presidência da academia e abriu caminho para todas as outras. Uma das coisas que caracterizava a Nélida era a doçura, a delicadeza no tratamento com as pessoas, isso não é muito comum no meio literário.”

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.