ACESSIBILIDADE

Projeto da Unicamp busca aumentar vocabulário de matemática em Libras

Universidade hospedará alunos do ensino médio para fazerem uma imersão de duas semanas.

Projeto da Unicamp busca aumentar vocabulário de matemática em Libras
Inscrições são exclusivas para estudantes surdos e fluentes em Libras. (Créditos: Thomaz Marostegan)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está desenvolvendo projeto para aumentar o vocabulário de matemática na língua brasileira de sinais (Libras). A iniciativa Matemática+Libras pretende enriquecer a língua usada por pessoas surdas com termos matemáticos que eventualmente não existam ou ainda não sejam disseminados.

Publicidade

O projeto prevê uma oficina de verão, em que estudantes do ensino médio ficarão na universidade por duas semanas para resolver problemas e enfrentar desafios matemáticos. “O projeto foi concebido para que os alunos selecionados tenham uma vivência rica e um crescimento matemático, ao mesmo tempo que possam contribuir para o enriquecimento da comunidade surda”, destaca o professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, Marcelo Firer.

Podem se inscrever no projeto da Unicamp, os estudantes do ensino médio surdos que gostem de matemática e sejam fluentes em Libras. A oficina será realizada de 16 a 27 de janeiro de 2023. A programação também prevê atividades sociais no campus da Unicamp. O projeto é totalmente gratuito, e a Unicamp oferecerá alimentação e ajuda de custo de R$ 1.760 para hospedagem dentro da própria universidade.

As inscrições para a seleção podem ser feitas no site do programa até o próximo dia 25. O resultado final será conhecido no dia 15 de dezembro.

Publicidade