roubo milionário

Quadrilha sobe em trem em movimento e furta ferro em MG

Do início de 2020 até março deste ano, foram 470 registros de ocorrência sobre o furto de ferro-gusa. Crianças e adolescentes estão entre os principais aliciados para cometerem os furtos.

quadrilha-sobe-em-trem-em-movimento-e-furta-ferro-em-mg
Momento em que quadrilha furta ferro-gusa em MG (Créditos: Reprodução/TV Globo)

A Polícia Civil está investigando uma quadrilha suspeita de roubar toneladas de ferro-gusa em ferrovias de Minas Gerais (MG). Cerca de 18 pessoas envolvidas com o furto já foram identificadas pelas autoridades. Do total, cinco estão presos e respondem por furto e receptação, já os outros 13 respondem aos processos em liberdade.

Publicidade

Publicidade

O ferro-gusa ganhou destaque no mercado industrial em 2022, já que era vendido por R$ 1,3 mil no início de 2020 e já ultrapassa os R$ 4 mil neste ano. O estado de Minas Gerais é o principal produtor do material no Brasil e é responsável por quase  75% da produção nacional.

De acordo com a Polícia Civil, do início de 2020 até março deste ano, foram 470 registros de ocorrência sobre o furto de ferro-gusa. Crianças e adolescentes estão entre os principais aliciados para cometerem os furtos. Eles ficam responsáveis por subir nas composições em andamento, retirar o ferro-gusa e jogar os materiais para fora dos trilhos.

Um dos boletins de ocorrência anexados à investigação apontou que um grupo conseguiu retirar cerca de 60 toneladas de ferro-gusa das composições em uma única vez. Uma parte da carga foi resgatada pela polícia.

Publicidade

A corporação também constatou o furto de mais de 1.600 toneladas de ferro-gusa entre dezembro de 2021 a abril de 2022, na ferrovia que liga Belo Horizonte à Vitória, no Espírito Santo. O valor perdido seria capaz de encher 28 vagões ou 91 caminhões de carga.

 

Publicidade