SALÁRIO DE QUASE R$ 30 MIL

Quem é coronel reformado achado com 111 armas em apartamento que pegou fogo?

Ele estava sendo procurado pela polícia desde domingo (25) para prestar esclarecimentos sobre explosão em seu apartamento, que gerou incêndio

O coronel estava sendo procurado pela polícia desde domingo (25) para prestar depoimento sobre explosão em seu apartamento.
Coronel Virgilio Parra Dias – Créditos: Reprodução

Virgílio Parra Dias, de 69 anos, foi internado na madrugada desta terça-feira (27). Segundo o boletim de ocorrência, o coronel aposentado foi encontrado na Praça Jardim Chapadão, em Campinas (SP), e encaminhado para o Hospital Municipal Doutor Mário Gatti. Até o momento ele tem estado de saúde estável, mas está inconsciente.

Publicidade

A principal suspeita da investigação é que o homem tentou cometer suicídio. Virgílio estava na casa de outro coronel do Exército, se ausentou e foi encontrado num banco da praça com um corte no pescoço e ensanguentado.

O coronel estava sendo procurado pela polícia desde domingo (25) para prestar esclarecimentos sobre explosão em seu apartamento, que gerou incêndio, e porte de 111 armas, duas granada e um explosivo. Ele não é considerado suspeito.

Quem é o coronel?

Virgílio é coronel aposentado do Exército e instrutor de tiro. Seu nome também aparece como um dos principais responsáveis por um clube de tiro em São Paulo (SP). Ele frequentou a Academia Militar das Agulhas Negras, escola de ensino superior do Exército do Rio de Janeiro, entre 1977 e 1980.

De acordo com o Exército, Virgílio tinha registro válido como atirador, caçador e colecionador (CAC), e aguarda-se o laudo da perícia para apontar se todas as armas possuíam autorização.

Publicidade

Segundo dados do Portal de Transparência do Governo Federal, ele é reformado – ou seja, aposentado – desde 31 de dezembro de 2010. Quando aposentado, seu salário passou a ser do cargo imediatamente superior, o de general da Brigada.

Por isso, conforme dados do mesmo portal, em dezembro de 2023, a remuneração bruta do militar aposentado foi de R$ 29.410,02.

Em janeiro de 2023, o coronel participou da cerimônia de recriação da Companhia de Comando da 2ª Divisão de Exército, extinta em 1995, na qual atuava como comandante.

Publicidade

O incêndio

Na noite de sábado (24), ocorreu uma explosão dentro do cofre do coronel, a qual desencadeou uma série de explosões e um incêndio no imóvel. O apartamento fica no primeiro andar do condomínio Fênix, na Rua Hércules Florence.

44 pessoas que estavam em andares superiores do prédio precisaram ser evacuadas, algumas por meio de cordas – em uma tática de resgate parecida com rapel. 34 destas pessoas precisaram de atendimento médico, devido à inalação de fumaça. Todas foram encaminhadas para o Hospital Casa de Saúde e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José e nenhuma pessoa esteve em estado grave.

O cão que estava no apartamento do coronel também foi resgatado ileso pelo Corpo de Bombeiros. Ele estava no banheiro do imóvel no momento do acidente.

Publicidade

Além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM), também foi acionado o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM, para detonação da granada.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.