Danilo Santos Miranda morreu neste domingo (29), aos 80 anos, em São Paulo. O sociólogo, filósofo e ex-seminarista estava internado desde o começo de outubro no hospital Albert Einstein A causa da morte ainda não foi revelada.
Durante 40 anos, Miranda foi figura central da cidade ao dirigir o Sesc de São Paulo, uma das instituições culturais mais importantes do Brasil. Ao longo deste período, o filósofo abriu diversas unidades em todo o estado.
Ele se tornou a figura mais longeva e relevante da cultura de São Paulo. Visto como uma mistura de mecenas com ministro da Cultura, era prestigiado e reverenciado como tal.
Danilo Santos Miranda foi o responsável por transformar a entidade ligada ao setor do comércio na maior potência cultural do país. Seu espírito empreendedor e sua visão humanista da cultura, aliados ao orçamento bilionário da instituição, fizeram dele o principal gestor cultural do Brasil. Ou, como brincavam amigos e colegas, “a entidade dentro da entidade”.
Miranda inaugurou a grande maioria das unidades da instituição no estado e retirou suas catracas para o livre acesso às acolhedoras áreas de convivência, que misturam esporte, lazer, arte e alimentação, em meio a cidades carentes de espaços públicos de qualidade.
Com enorme pesar e profunda dor, comunicamos o falecimento de nosso Diretor Regional, Danilo Santos de Miranda, na noite de domingo, 29/10.
Natural de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, Danilo dedicou 55 anos de sua vida ao Sesc SP, estando à frente da Diretoria… pic.twitter.com/qALGRgDkNK
— Sesc São Paulo (@sescsp) October 30, 2023