MODALIDADE MOTO

Ricardo Nunes: “Se Uber quer guerra com São Paulo, vai ter”

A afirmação veio após o decreto municipal que proíbe o transporte de passageiros em motocicletas.

ricardo-nunes-se-uber-quer-guerra-com-sao-paulo-vai-ter
Ricardo Nunes (Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, afirmou nesta quinta-feira (26) que, caso a Uber não cumpra o decreto municipal que proíbe o transporte de passageiros em motocicletas, a empresa “vai sofrer as consequências”. 

Publicidade

A opção no aplicativo existe através da modalidade Uber Moto, que é uma alternativa mais barata do que a categoria tradicional da plataforma. Ela foi lançada no começo do mês em São Paulo e no Rio de Janeiro. No mesmo dia Nunes determinou a suspensão imediata do serviço.

Vai sofrer as consequências de desacatar um decreto da prefeitura de São Paulo. É muito claro. Eu não quero guerra com eles, mas se eles querem guerra com a cidade de São Paulo, eles vão ter”, disse.

No entanto, também afirmou que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito não registrou nenhuma infração da empresa relacionada à legislação durante as fiscalizações iniciadas desde o decreto.

Não houve caso de moto transportando passageiro de forma remunerada. Se houver, se a Uber insistir, porque de concreto eu não tenho, eu vou chamar a Uber pessoalmente e vou ter uma conversa muito mais séria com eles, porque não é possível que uma empresa venha se instalar na cidade e afrontar o Poder público”, esclareceu o prefeito.

Publicidade

Em nota ao portal G1, a empresa informou que a modalidade continua disponível na cidade por estar prevista em Lei Federal.

“Na modalidade Moto, parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi. A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros – e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios – não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido”, comunicou a Uber.

 

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.