calor extremo

Rio tem sensação térmica de quase 60° e temperatura máxima de 41,8° nesta quarta

Sistema Alerta Rio prevê máxima de 42ºC para hoje; a partir desta quinta-feira (18), o tempo sofre uma reviravolta em razão da formação de um sistema de baixa pressão no oceano

A temperatura mais alta do ano foi registrada na última terça-feira (16) na cidade do Rio de Janeiro. Os termômetros registraram 40,7ºC.
Calorão: dura somente até o fim de semana – Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil

A temperatura mais alta do ano na cidade do Rio de Janeiro foi registrada na última terça-feira (16). Os termômetros em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, registraram 40,7ºC. Até então, a temperatura mais alta tinha sido registrada em Irajá, no último dia 11, de 40,1ºC. Já nesta quarta-feira (17), o bairro teve a temperatura máxima de 41,8°C graus, às 11h30, e a sensação térmica, de 59,5°C, às 11h45.

Publicidade

No entanto, segundo o Alerta Rio, a partir desta quinta-feira (18), o tempo sofre uma reviravolta e as temperaturas devem entrar em declínio. A formação de um sistema de baixa pressão no oceano deixará o tempo instável, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Há previsão de máxima de 39ºC e mínima de 24ºC. O tempo seguirá fechado na sexta-feira (19), com pancadas de chuva caindo durante à tarde e à noite. Os termômetros devem marcar entre 35ºC e 22ºC.

No sábado (20), instabilidade associadas ao deslocamento deste sistema de baixa pressão sobre o oceano influenciarão o tempo no Rio, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde, acompanhadas de raios. No domingo, sob influência de ventos úmidos do oceano, o céu permanece encoberto de nuvens e pode chover a qualquer momento. Haverá mais um declínio de temperaturas, que podem chegar a 28ºC de máxima e 19ºC de mínima.

Em dias com essas condições, com sol e calor intensos, é preciso redobrar o cuidado com a saúde. Entre as indicações estão: hidratar-se bem; evitar exercícios ao ar livre; usar roupas leves; usar protetor solar; optar por refeições leves; manter os ambientes arejados e ventilados; cuidado com os pets, reforçando a hidratação e evitando passeios em horários muito quentes para não provocar queimaduras nas patas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.