A jornalista Dad Squarisi morreu nesta quinta-feira (10), em Brasília, vítima de um câncer. Aos 77 anos, ela não resistiu às complicações da doença.
Dad Squarisi era editora da coluna de Opinião do jornal Correio Braziliense, escritora e professora de português, tornando-se referência na língua portuguesa. Foi autora de blog e livros sobre uso do português, entre eles 1001 Dicas de Português – Manual Descomplicado.
A jornalista nasceu em Beirute, no Líbano, em 1946, e veio ainda na infância para o Brasil com os pais. Antes de estabelecer-se em Brasília, a família morou no Rio Grande do Sul, segundo informações divulgadas pelo jornal Correio Braziliense.
Dad Squarisi formou-se em letras pela Universidade de Brasília. Trabalhou como professora no Instituto Rio Branco durante dez anos e como consultora legislativa do Senado Federal.
Aos 30 anos, Dad foi convidada pelo diretor de redação do Correio Braziliense para revisar a primeira página do jornal, para não deixar nenhum erro passar. Anos depois, tornou-se editora de opinião.
JORNALISMO | Veja a trajetória desta grande jornalista. https://t.co/cJNSsGfgzE
— Congresso em Foco (@congressoemfoco) August 10, 2023
Como escritora, Dad deixou obras para adultos e crianças. Além do mundo impresso, é referência também na internet, onde comandava o Blog da Dad.
Mesmo em tratamento de câncer, Dad continuou em atividade, na coordenação e edição de um livro com depoimentos de pessoas que fizeram transplante de medula óssea.
Deixa filho, nora e dois netos. O corpo de Dad Squarisi será velado nesta sexta-feira (11), a partir das 15h, no Cemitério Campo da Esperança.