VEJA VÍDEO

SC: Alertas de emergência para temporais e chuvas são enviados por SMS à população

A decisão foi resultado da chegada de uma massa de ar frio, a qual tomou lugar da massa de ar quente, que vinha provocando temperaturas elevadas nos últimos dias

A situação de temporais foi resultado da chegada de uma massa de ar frio, a qual tomou lugar da massa de ar quente.
Frente fria chega para regiões Sul e Sudeste – Créditos: Reprodução/ Redes Sociais

Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico para todo o estado por conta da previsão de fortes temporais e ventos acima de 80 km/h até o final da noite desta quinta-feira (21). O Corpo de Bombeiros Militar está monitorando a situação e em caso de necessidade, acionará equipes de força- tarefa para resgate. Se um cidadão desejar receber avisos de emergência específicos para sua localidade por SMS, pode cadastrar o CEP correspondente.

Publicidade

 Já na manhã desta quinta, os temporais causaram estragos no estado. Em Chapecó, cidade do oeste, árvores foram derrubadas após forte temporal. Ainda, uma câmera flagrou a formação de uma nuvem “Scud Cloud“, ou Nuvem Scud, que se desenvolvem verticalmente, associadas diretamente a tempestades fortes (com raios, trovões, chuva forte, ventos fortes, granizo e tornados). Confira vídeo:

A situação foi resultado da chegada de uma massa de ar frio, a qual tomou lugar da massa de ar quente, que vinha provocando temperaturas elevadas nos últimos dias. O fenômeno da Nuvem Scud, porém, não resulta em condições severas e não está associada a tornados ou trombas d’água.

Em situações de emergência, a população deve acionar os bombeiros, através do 193, ou a Defesa Civil, através do 199.

Publicidade

Medidas de segurança em temporais

Em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as pessoas devem procurar um local para se abrigar, evitando ficar perto de árvores, placas, postes ou qualquer outro objeto que possa ser arremessado. Em locais de abrigo, deve-se evitar as janelas. Em caso da pessoa estar na praia, ela deverá jamais ficar na água.

Durante alagamentos, deve-se evitar contato com a água, não dirigir em áreas afetadas, evitar pontes submersas e redobrar a atenção com as crianças. Já em caso de ressaca, deve-se evitar navegação e pesca, banho de mar, esportes náuticos e caminhar na orla caso as ondas estejam chegando no calçadão.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.