Eleições 2022

STF manterá ‘vigilância Suprema’ pela realização das eleições deste ano, diz Fux

Em seu discurso na sessão de encerramento das atividades do Supremo nesta sexta-feira, Fux citou ações adotadas por sua gestão, como o estabelecimento de parcerias de combate à desinformação.

stf-mantera-vigilancia-suprema-pela-realizacao-das-eleicoes-deste-ano-diz-fux
Supremo Tribunal Federal (Créditos: Agência Brasil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse nesta sexta-feira (1), que a Corte “permanecerá vigilante” para “guardar a Constituição Federal” e que manterá “vigilância suprema em prol da higidez da realização das eleições no nosso país” neste ano.

Publicidade

“O Supremo Tribunal Federal permanecerá vigilante e sempre à altura da sua mais preciosa missão: a de guardar a Constituição Federal, com zelo pela segurança jurídica e com atenção ao sentimento constitucional da população brasileira, mantendo a sua vigilância suprema em prol da higidez da realização das eleições no nosso país”, afirmou Fux.

Em seu discurso na sessão de encerramento das atividades do Supremo nesta sexta-feira, Fux citou ações adotadas por sua gestão, como o estabelecimento de parcerias de combate à desinformação do STF com organizações que atuam nesse sentido. Segundo ele, isso foi necessário em meio a “notícias falsas ou deturpadas” sobre “o conteúdo das decisões tomadas por esta Corte” e também em relação a “seus próprios ministros e servidores”.

“Em um cenário de aumento expressivo de notícias falsas ou deturpadas – tanto sobre o conteúdo das decisões tomadas por esta Corte, como sobre seus próprios ministros e servidores – tornou-se premente um reforço institucional para compreender como essa desinformação é propagada e quais contramedidas podem ser tomadas a fim de garantir à sociedade brasileira informações claras, reais, objetivas e verdadeiras sobre a atuação da Corte”, disse o ministro.

Publicidade